AVSI COMUNICA / Notícias

AçõES DO PROJETO REVITALIZAR CONTRIBUEM DIRETAMENTE PARA PRESERVAçãO DO MEIO AMBIENTE

Segundo estudo, a manutenção e preservação da natueza ajuda a evitar o contágio de doenças como o novo coronavírus
Publicada em 05/06/2020
*Atividade realizada antes da pandemia Covid-19

 

O dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção para avaliarmos a nossa relação com a natureza. Nesse sentido aproveitamos a oportunidade para dar visibilidade as ações positivas que vem acontecendo e fomentar ações sustentáveis.

 

O projeto Revitalizar é um exemplo quando se fala em contribuição para a preservação e manutenção do meio ambiente. Com ações nos parques e áreas verdes da cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, o serviço comunitário prestado pelos beneficiários, ajuda a revitalizar esses espaços, a produzir mudas que serão plantadas em toda a cidades, a preservar a biodiversidade dos espaços, a fauna e flora das regiões.

 

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) publicou que, a crise da COVID-19 mostrou a importância de conservar e usar a natureza de forma sustentável, reconhecendo que a saúde das pessoas está diretamente ligada à saúde do ecossistema.

 

Por isso, proteger as florestas é fundamental, pois elas abrigam a maior parte da biodiversidade do planeta, contando com cerca de 60 mil espécies de árvores, 80% dos anfíbios, 75% das aves e 68% dos mamíferos.

 

Ainda segundo publicações da organização, doenças transmitidas de animais para seres humanos, continuarão a aumentar à medida que o mundo segue destruindo os habitats selvagens para a atividade humana. Habitats degradados podem promover uma interação mais direta entre pessoas e animais, acelerando os processos evolutivos dos vírus e diversificando as doenças.

 

Para evitar novas pandemias, tanto a destruição de habitats naturais para a agricultura quanto a mineração e a habitação devem se tornar sustentáveis. É essencial que os governos, o setor privado e a sociedade civil se recuperem melhor trabalhando a favor, e não contra, do meio ambiente, a fim de gerenciar e criar resiliência a futuras ameaças sistêmicas.

 

Nesse sentido o projeto Revitalizar está alinhado a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Sendo eles os 10, 15, 16 e o 17, um deles, o 15 está diretamente associado as soluções trazidas pelo PNUMA para a recuperação sustentável.

 

Objetivo 15 Proteger, restaurar e promover o uso sustentável de ecossistemas terrestres, manejar florestas de forma sustentável, combater a desertificação, interromper e reverter a degradação da terra e interromper a perda da biodiversidade.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.