Anuncio

PIAUÍ: COMUNIDADE QUILOMBOLA SUMIDOURO RECEBE CURSO DE MODELAGEM E COSTURA

O curso é fruto do Programa Básico Ambiental Quilombola (PBAQ-OITIS) da Neoenergia, desenvolvido localmente pela AVSI Brasil.

Na comunidade remanescente de quilombo (CRQ) Sumidouro, localizada na cidade de Queimada Nova (PI), aconteceu um curso profissionalizante em modelagem e costura. A capacitação é fruto do Programa Básico Ambiental Quilombola (PBAQ-OITIS) da Neoenergia, desenvolvido localmente pela AVSI Brasil.

Entre as atividades teóricas e práticas, o curso teve carga horária de 90h e foi realizado no centro comunitário da CRQ Sumidouro, capacitando 15 mulheres quilombolas. As aulas são ministradas pelo SENAC-PI e acontecem aos finais de semana.

“Esse é um curso básico, uma nova experiência e já tivemos ótimos resultados. No geral, as alunas conhecem um pouco sobre costura, mas desconhecem o que seria a modelagem, que é o primeiro passo para a costura. O mais importante foi entenderem que a roupa não parte somente do tecido, que antes disso existe um histórico que vai para o papel e somente depois é transferido para o tecido”, conta Gerlane Neves, professora do curso.

O objetivo deste curso é capacitar as mulheres tanto para o empreendedorismo quanto para o mercado de trabalho local e regional, além do empoderamento pessoal, considerando que no município de Queimada Nova existe uma crescente demanda na área da costura e escassez de profissionais qualificados.

“Eu acho que o curso foi bem-vindo, é uma oportunidade para nós. Eu estou na expectativa de aprender e dar continuidade, espero que venham mais cursos bons pra gente praticar ainda mais”, afirma Marlene Santos, beneficiária. A comunidade encontra-se satisfeita e empolgada com as ações de fortalecimento cultural e territorial que estão sendo desenvolvidas através do Projeto na CRQ Sumidouro.

Programa Básico Ambiental Quilombola

O Programa Básico Ambiental Quilombola (PBAQ) é um documento técnico que visa minimizar ou mitigar os impactos ambientais de um empreendimento ou atividade, conforme exigido pela legislação ambiental. Com o propósito de executar o PBAQ condicionado no licenciamento do INCRA para a Linha de Transmissão 500 kV OITIS (PI), a Neoenergia estabeleceu contrato com a AVSI Brasil. As ações são prestadas na Comunidade Remanescente Quilombola (CRQ) Sumidouro, localizada em Queimada Nova, a menos de 2 km do trecho mais próximo da LT 500 kV Oitis.

Veja Também