Anuncio

Programa Ciranda Viva: educação e esporte transformam comunidades rurais em Catu (BA)

Por meio de parcerias estratégicas e ações integradas, a iniciativa resgata saberes locais, impulsiona o protagonismo juvenil e contribui para um futuro promissor.

O Programa Ciranda Viva está promovendo transformação nas comunidades rurais de Catu (BA), com foco em educação, esporte e fortalecimento de vínculos comunitários. Ao atingir diretamente mais de 328 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, mães e professores da rede municipal, a iniciativa tem contribuído para o desenvolvimento integral dos jovens e impactado positivamente o dia a dia das famílias da região.

Em um contexto historicamente marcado pela vulnerabilidade social, o Ciranda Viva tem se destacado por combater a evasão escolar de maneira eficaz, mantendo 100% das crianças participantes na escola, de forma centrada no protagonismo do aluno. Com um olhar atento às necessidades locais, o projeto tem estimulado o protagonismo juvenil por meio capacitação de jovens e adultos na Formação Para o Mundo do trabalho.

A iniciativa se estrutura em diversos eixos, como o Ciranda Esportiva, que já conquistou 11 medalhas em campeonatos estaduais de jiu-jitsu, e o Ciranda Educativa e de Leitura, que expandiram suas atividades na comunidade de Baixa de Cinzas (Estação Gomo), levando o acesso à cultura e ao conhecimento para os moradores de áreas ainda mais remotas.

“Eu fiquei muito feliz em ter ganhado o primeiro lugar, em ter sido campeão baiano, porque eu representei o Ciranda Esportiva que foi o lugar onde tudo começou, onde me dediquei e dei o meu melhor. Eu só pensava em dar orgulho aos pequenos, já que eles acabam me vendo como inspiração”, Tainan Teles,

Outro destaque é a atuação junto as Mulheres Empreendedoras, que, ao longo dos anos, tem possibilitado o aumento significativo da renda de diversas mulheres da comunidade, além de garantir o fornecimento de lanche saudável para as crianças do projeto. Daniela Araújo, líder comunitária de 44 anos e uma das participantes, destacou: “Nós amamos fazer parte desse projeto, porque o objetivo era incluir as mães e trazer novas oportunidades e graças a essa iniciativa, hoje estamos aqui, dando um novo significado aos nossos dias”.

O sucesso do Programa Ciranda Viva também é resultado das parcerias estratégicas firmadas ao longo do tempo. A colaboração da PetroReconcavo tem sido fundamental para viabilizar as ações do projeto. Ela ocorre por meio do fundo incentivado, das doações diretas e do programa de apadrinhamento que envolve mais de 200 colaboradores da empresa.

Além disso, o estreitamento da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Catu tem garantido a formação de professores e a promoção de educação de qualidade para os participantes. O projeto também contou com o apoio da empresa TAG e da Ferbasa, que aprovou um edital para o projeto esportivo, ampliando suas possibilidades educativas para o ano de 2026.

O impacto do Ciranda Viva para as pessoas é percebido por todos que conversam com os participantes. Camile, de 13 anos, moradora da fazenda Veadinho e uma das alunas do programa, compartilha sua experiência: “Estou aqui desde que participava da horta [há cerca de 6 anos]! O que eu mais gosto de participar é do esporte e do futsal, acho que sou muito boa nisso. Me sinto muito feliz aqui!” Esse testemunho reflete como a integração entre as atividades socioeducativas, esportivas e culturais contribui para a realização pessoal e o fortalecimento da autoestima dos jovens.

Com 11 anos de atuação, o Ciranda Viva segue firme em sua missão de promover o desenvolvimento integral e a inclusão social. O projeto oferece um ambiente de aprendizado e convivência saudável, e impacta positivamente mais de 750 pessoas de maneira indireta. O apoio da PetroReconcavo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura de Catu é essencial para que o projeto continue sendo uma referência na localidade. A proposta é clara: por meio da educação, do esporte e do fortalecimento das relações comunitárias, o projeto visa contribuir para um futuro promissor em Catu e arredores.

*Veja aqui o Relatório Anual de Atividades do Programa Ciranda Viva.