Anuncio

Programa da AVSI Nordeste é semifinalista no Prêmio Itaú Social

O projeto indicado capacita os educadores com a rotina pedagógica

O Programa de Assessoria Pedagógica, desenvolvido para apoiar a qualificação do trabalho pedagógico oferecido pelas creches e escolas comunitárias no Subúrbio Ferroviário de Salvador e Nordeste de Amaralina, foi semifinalista na edição 2011 do Prêmio Itaú Social.

“Este é um projeto pelo qual temos um carinho especial, devido ao impacto direto nas atividades realizadas com as crianças. Procuramos mostrar que cada criança deve ser acompanhada e estimulada em seu desenvolvimento e requer um olhar cuidadoso sobre diversos aspectos. A faixa entre zero e os 6 anos é fundamental para o indivíduo. Por isso, trabalhamos para que as crianças atendidas possam ser vistas em sua necessidade integral desenvolvimento, isto é, físico, cognitivo, emocional, social, psíquico”, explica Júlia Ribeiro, coordenadora do projeto. “Na periferia de Salvador, esse serviço é prestado pelas instituições comunitárias, com baixíssimas condições de trabalho”, ressalta.

A assessoria ocorre de forma bastante prática, dirigida às pessoas que estão no dia a dia das instituições comunitárias, lidando diretamente com as crianças e suas famílias. Procura-se qualificar e instrumentalizar as educadoras para que possam enfrentar os desafios que encontram.  Segundo o assessor pedagógico, Jovano Souza, “a proposta é inovadora, pois parte da realidade do educador que, dispondo de pouco tempo para estudos, pesquisas e formação, encontra no ambiente de trabalho profissionais da educação que oferecem acompanhamento individualizado e encontros formativos.”

Para em 2013, o Programa está articulando parcerias para desenvolver uma ação formativa voltada para o emprego da ludicidade na atividade pedagógica. Além de estimular a aquisição de habilidades, a ludicidade favorece a aprendizagem, a criatividade, a socialização, a autonomia, o protagonismo – fundamentais para o desenvolvimento integral do sujeito.