Anuncio

Programa Viva Sabiá desenvolve aspetos socioeconômicos e ambientais em comunidades do Rio Grande do Norte

A iniciativa contempla três municípios do estado

Responsabilidade social e sustentabilidade. Esses são os princípios norteadores do Programa Viva Sabiá, no semiárido do Rio Grande do Norte. A iniciativa beneficiará as comunidades de Monte Alegre 1, Monte Alegre 2, Lajes e Livramento e Olho d’agua da Onça, pertencentes aos municípios Upanema, Governador Dix-Sept Rosado e Caraúbas, localizados no entorno das atividades do Ativo Potiguar e é desenvolvida em parceria com o Grupo PetroRecôncavo.

O Viva Sabiá foi desenvolvido com o intuito de dialogar com essas comunidades, através da melhoria do acesso à água, incluindo a implementação de sistemas de potabilização por meio da irradiação solar; a realização de oficinas de educação socioambiental para uso e consumo de água e estudos sobre a importância do acesso à água potável e saneamento. Além de ações de monitoramento, avaliação e divulgação da experiência.

Todas as ações previstas foram planejadas por meio de um estudo realizado pela AVSI Brasil em territórios de intervenção da Potiguar E&P, no Rio Grande do Norte e um diagnóstico participativo aprofundado foi elaborado, a partir da análise de dados municipais e de um estudo socioeconômico e ambiental

 Essa pesquisa quantitativa e qualitativa possibilitou identificar fragilidades e as potencialidades locais, permitindo assim a elaboração de diretrizes e intervenções. O projeto ainda tem como objetivo implementar um plano estratégico para o desenvolvimento sustentável que considere o contexto local, com atividades de impacto socioambiental, que focam no desenvolvimento sustentável das pessoas.