Agricultores de São Sebastião e São Manoel, em Upanema – RN, participaram da Oficina de Uso do Sistema Bioágua Familiar e Agroecologia, realizada no canteiro escola de dona Neneis. A atividade integra o Programa Viva Sabiá, desenvolvido pela PetroReconcavo em parceria com a AVSI Brasil, que promove desenvolvimento socioeconômico e ambiental por meio do diálogo e de ações participativas com as comunidades rurais.
Durante o encontro, os participantes conheceram o funcionamento do Filtro Biológico, peça central do Sistema Bioágua, que permite a reutilização segura da água doméstica. Além disso, aprenderam práticas essenciais para o uso eficiente da tecnologia, fortalecendo a autonomia das famílias e incentivando a produção agroecológica.

A oficina também destacou como sistemas agroecológicos contribuem para a saúde do solo, da água e das pessoas. Os participantes aprenderam desde o preparo dos canteiros, adubação orgânica e plantio diversificado até o controle natural de pragas e doenças.
Para Wesley Marinho, agrônomo e consultor da AVSI Brasil, a oficina vai além da prática agrícola: “Para nós, que atuamos na construção da agroecologia e no fortalecimento da agricultura familiar, este é um momento de grande relevância. O BioEscola proporciona um espaço de troca de saberes e práticas, permitindo compreender de forma concreta o funcionamento do Sistema Bioágua Familiar e a importância dos quintais produtivos para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Trata-se de uma experiência única de formação e de entrega de uma tecnologia social que fortalece a permanência e a dignidade das famílias no Semiárido Potiguar.”

Os agricultores reforçaram a importância prática do projeto em suas vidas. Francisca Pimenta, beneficiária do bioágua destacou: “Vai ser muito bom porque vou ter minha verdura em casa, não vou precisar comprar em outro local. Para mim, já vai ser muito bom na parte sustentável e ter esse alimento em casa.”
Para Tatiana Freire, beneficiária de quintal produtivo e membro do comitê gestor comunitário, “o objetivo é que, futuramente, a gente possa colher e vender. Aqui temos que nos deslocar até a cidade, então quando tiver no quintal vai ser uma boa. Agora tem que ter foco, força, fé e união, porque se não tiver união, nada faz.”
O diálogo entre os participantes também reforçou a ideia de economia local. “Ao invés de comprar lá fora, vamos ajudar quem está aqui dentro. A prosperidade é aqui dentro”, comentou Djanira Andrade, líder comunitária e membro do comitê gestor comunitário. “Faz o giro do capital na própria comunidade”, concluiu.

O Programa Viva Sabiá foi criado em 2021 a partir de um diagnóstico participativo nas comunidades rurais onde a PetroReconcavo atua. Em seus primeiros anos, concentrou-se no acesso à água com tecnologias como purificação solar (AQUALUZ), cisternas, reforma de caixas d’água e poço artesiano, além de ações de educação ambiental nas escolas.
A partir de 2023, com apoio da Fundação Banco do Brasil e, em 2024, do Instituto Social Sotreq, o programa ampliou suas ações, incorporando tecnologias de convivência com o Semiárido, produção agroecológica, segurança alimentar e educação ambiental. O público-alvo são famílias rurais nos municípios de Upanema, Governador Dix-Sept Rosado, Caraúbas, Felipe Guerra e Assu (RN).
Em 2024, o Viva Sabiá beneficiou 147 famílias agricultoras, 2.007 alunos e alunas, 122 professores e professoras, 30 escolas e 30 famílias com sistemas de Bioágua Familiar. Mais de 1,2 milhão de litros de água foram captados para consumo doméstico, garantindo acesso a alimentos saudáveis durante todo o ano e fortalecendo vínculos sociais e o protagonismo feminino no campo.
Para 2025, estão previstas novas ações, incluindo a implantação de 40 unidades de AQUALUZ, cinco sistemas de Bioágua Familiar e capacitação de famílias em temas de água, saneamento e agroecologia, além de campanhas escolares de educação ambiental.