Anuncio

Programa viva sabiá recebe visita de representantes do Banco do Brasil, da Fundação BB e da Petroreconcavo

As comunidades participantes do Programa Viva Sabiá receberam no dia 11 de janeiro a visita de representantes do Banco do Brasil, da Fundação Banco do Brasil e da PetroReconcavo.

As comunidades participantes do Programa Viva Sabiá receberam no dia 11 de janeiro a visita de representantes do Banco do Brasil, da Fundação Banco do Brasil e da PetroReconcavo. Na ocasião, José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial (VIGOV) do Banco do Brasil, Luciana Bagno, Diretora Executiva de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil e o Gestor de Terras, Cid Rodrigo foram aos assentamentos Nova Trapiá e Monte Alegre I, no Rio Grande do Norte.

A visita reforça a aliança, que agora, conta com Sasseron como “padrinho”. Na prática, o apadrinhamento se desdobra no acompanhamento mais próximo da iniciativa por parte do parceiro. “É uma satisfação muito grande poder ver que o investimento social muda a vida das pessoas trazendo condições mais humanas e dignas”, afirma o vice-presidente.

“É muito importante ter essas parcerias multisetoriais, pois assim é possível ampliar a capacidade de resposta e desenvolvimento com a colaboração entre entidades públicas, empresas e sociedade civil. Este compromisso ressalta a importância de uma abordagem coletiva na construção de um futuro sustentável e inclusivo”, destaca Wildna Nascimento, gerente do Viva Sabiá.

A agenda teve início na comunidade Nova Trapiá, pertencente ao município de Assu (RN), onde foram realizadas visitas às famílias beneficiadas com o Sistema de Bioágua Familiar, cisternas de placas de 16 mil litros e com o Aqualuz, um purificador de água que usa radiação solar. Já em Monte Alegre I, situado no município de Upanema, os participantes puderam conhecer as mulheres agricultoras da localidade.

Além disso, o grupo acompanhou a manutenção do filtro biológico do Sistema Bioágua na residência de Magirlânia Luzia, beneficiária, presidente da associação de moradores da comunidade e integrante do Comitê gestor comunitário do Viva Sabiá. “A comunidade se sente valorizada com essa visita e com o programa, pois o bioágua ajudou as famílias a terem suas produções agrícolas com o reuso da água que é tão escassa para gente, além de melhorar a alimentação das famílias com alimento saudável”, conta Magirlânia.

Sistema Bioágua

Além da Fundação Banco do Brasil, a visita contou com a participação da PetroReconcavo, representada pelo Gestor de Terras Cid Rodrigo, que destacou ser prioritário para a empresa o relacionamento positivo e sustentável com as comunidades do entorno ativo Potiguar, desde o início de suas operações em 2019.

Também estiveram presentes o gerente de Monitoramento e Avaliação de Projetos da Fundação Banco do Brasil, Eliseu Pinheiro, o assessor e secretário da VIGOV, Gustavo Machado e Thiago Gonçalves. Por fim, a visita também foi prestigiada pela Secretaria de Agricultura de Upanema e representantes das agências do Banco do Brasil dos municípios potiguares de Assú, Caraúbas e Upanema.

O Programa Viva Sabiá

O Programa Viva Sabiá, lançado pela PetroReconcavo juntamente com a AVSI Brasil, foi criado em 2021 a partir de um diagnóstico participativo com comunidades rurais onde o Grupo PetroReconcavo tem atuação por meio do seu Ativo no Rio Grande do Norte.

A partir de 2023-2024, o Programa socioambiental inicia nova fase de ampliação com a parceria da Fundação do Banco do Brasil. Entre as principais estratégias desta nova fase encontram-se a implementação de tecnologias de convivência com o semiárido, a promoção da produção agroecológica, a segurança alimentar e a educação ambiental. O público-alvo é formado por comunidades rurais localizados no entorno das atividades da PetroReconcavo e pertencentes aos municípios Upanema, Governador Dix-Sept Rosado, Caraúbas e Assu.

Veja Também