O projeto de Padaria Artesanal, idealizado por Lu Alckmin, tem se destacado como uma oficina de aprendizado e inclusão para refugiados e migrantes apoiados pelo projeto Acolhidos Por Meio do Trabalho, da AVSI Brasil. A atividade de produção de pães acontece no centro de acolhida Casa Bom Samaritano (CBS), em Brasília–DF, desenvolvendo habilidades práticas e profissionais com o objetivo de contribuir para a geração de renda, fortalecimento da autonomia dos participantes e integração social no país.
A oficina qualificou sete pessoas venezuelanas no preparo das receitas de pães e, seguindo a metodologia de ensino multiplicadora, cada pessoa que aprende as receitas repassa o conhecimento para um novo grupo.
Para a cozinheira do centro de acolhida, Ana da Rocha, essa interação foi muito importante para o desenvolvimento dos acolhidos. ” Eu gostei muito de fazer a oficina com eles, de poder ensinar um pouco sobre esse assunto. Toda a capacitação foi boa, gostei muito da interação deles, isso me deixou muito feliz e imagino que eles também”, comentou Ana.
Para viabilizar a capacitação, a CBS recebeu a doação de um Kit Padaria Artesanal, composto por itens alimentícios como leite, ovos, trigo, fermento biológico, margarina e derivados, facilitando a prática das receitas no espaço.
Para Graziella Guimarães, coordenadora do centro de acolhida Casa Bom Samaritano, as aulas são um momento de descontração entre os participantes, assim como de aprendizado e contato com um pouco da culinária brasileira.
“Eu vejo a parceria com esse projeto idealizado pela senhora Lu Alckmin como uma iniciativa muito positiva para nós. Além de ajudar a segurança alimentar dessas famílias, gera um impacto social concreto,” destaca Graziella.
Para Daniel Bolivar, venezuelano apoiado pelo projeto Acolhidos, a interação foi muito boa, especialmente para o aprendizado pessoal e profissionalizante sobre panificação. “Aprendemos a como fazer pão, a preparar a massa, como aquecer o forno e alguns ingredientes. Também gostei da apresentação da padaria, minha classificação seria 10,” comentou Daniel. Atividades como essa fazem parte do propósito de integração socioeconômica incentivada pelo projeto Acolhidos Por Meio Do Trabalho, que promove a interação social e aprendizado qualificativo ou profissional para os acolhidos, ajudando a desenvolver habilidades práticas e profissionais para o mercado de trabalho.






