Anuncio

Projeto Apoio à Distância fortalece atuação de creche e beneficia crianças em Salvador

A iniciativa conecta apoiadores a crianças em situação de vulnerabilidade e promove acesso à cultura, alimentação e cuidados básicos na Creche Luigi Giussani

A Associação Educacional Dom Giussani, localizada no bairro Lobato, em Salvador (BA), atende 133 crianças de 1 e 5 anos e oferece suporte para famílias que vivem em condições de vulnerabilidade social. A instituição, que garante educação, alimentação e cuidados básicos, conta com o apoio do Projeto Apoio à Distância (SAD), realizado pela AVSI Brasil, para potencializar suas atividades e proporcionar melhores condições às crianças atendidas.

O SAD (Sostegno a Distanza / Apoio à Distância) é uma iniciativa de apadrinhamento que conecta doadores a crianças em situação de vulnerabilidade matriculadas em instituições parceiras. Por meio de contribuições financeiras regulares, esses doadores ajudam a manter instituições como a Creche Luigi Giussani, garantindo recursos para alimentação, cuidados básicos e suporte educacional. O objetivo principal do projeto é assegurar que as crianças recebam o apoio necessário para o seu desenvolvimento.

Além da educação na fase pré-escolar e de cuidados essenciais, a creche promove atividades culturais, como o projeto Cultura Nordestina. Nesse contexto, as crianças estudaram temas como dança, folclore, culinária e artesanato da região em que vivem e participaram de apresentações na instituição.

O Grupo 1, formado por crianças de 1 ano, trouxe uma tradição de Sergipe, representando o grupo folclórico Parafuso, conhecido pela “dança da fuga”, criada por escravizados para comemorar a abolição da escravatura. Já as crianças de 2 anos (Grupo 2) conheceram o frevo, dança típica de Pernambuco, com apresentações coloridas que destacaram a vivacidade dessa manifestação cultural típica no estado.

As crianças de 3 anos aprenderam sobre a Dança do Coco, uma roda acompanhada por cantorias, típica do Rio Grande do Norte e de outras áreas do sertão nordestino. Já no Grupo 4, as crianças de 4 anos estudaram o artesanato típico no Ceará (com destaque para produtos como redes, bordados e chapéus de palha) e também conheceram mais sobre o folclore do Piauí, com a tradicional celebração do Bumba Meu Boi, envolvendo dança e teatro.

As crianças do Grupo 5 conheceram mais sobre a Bahia, com maquetes de pontos turísticos de Salvador (como o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo) e também tiveram a oportunidade de apreciar a culinária da Paraíba, a partir de pratos típicos como a tapioca e o mugunzá.

Nilzete Silva, diretora da creche, afirma que graças ao SAD e ao comprometimento da equipe as crianças têm a oportunidade de crescer em um ambiente que valoriza a educação e oferece o cuidado necessário para um desenvolvimento saudável. “Agradeço aos padrinhos e madrinhas que, através do Projeto Apoio à Distância, beneficiam nossas crianças, contribuindo para a continuidade do trabalho da Creche”, conclui Nilzete.