Anuncio

Projeto Barefoot College inicia nova etapa

Iniciativa prevê estudo de impacto de instalação das placas solares

A iniciativa Barefoot College, uma parceria com a empresa italiana Enel Green Power, inicia uma nova etapa de atuação nas comunidades de Fazenda Velha e Garapa, no município de Andaraí (BA), na Chapada Diamantina. Nesse novo momento, serão realizadas atividades de avaliação envolvendo as famílias e as associações locais, além do início da construção de duas sedes comunitárias, o que pretende fortalecer as organizações locais.

O Projeto, que tem suas atividades concentradas dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), teve a primeira etapa concluída em março de 2015 e beneficiou duas comunidades onde o acesso ao sistema regular de energia era inviável, através do fornecimento de energia por meio do sistema fotovoltaico. Placas solares foram instaladas nas casas dos beneficiários, seguindo a metodologia da universidade indiana Barefoot College, na qual se insere o Projeto. 

Nessa nova etapa da iniciativa, será realizado um estudo “ex post”, que permitirá uma avaliação das ações realizadas. O estudo prevê uma etapa qualitativa, por meio de entrevistas e grupos focais, além de uma etapa quantitativa: “planejamos reaplicar os questionários utilizados em 2014, o que permitirá uma comparação dos dados e uma avaliação de como o Projeto impactou a vida dos moradores da comunidade”, explica Paula Alves, gerente do Projeto.

O questionário realizado em 2014 levantou informações socioeconômicas das famílias, além de identificar as vocações, potencialidades e prioridades da região, , permitindo a análise mais detalhada da comunidade e tendo como resultado um diagnóstico socioeconômico.

O fortalecimento do associativismo é uma variável central da iniciativa. Dessa maneira, é prevista a construção da primeira sede das associações, que contará, no momento da inauguração, com palestras sobre o uso eficiente da energia para os beneficiários da iniciativa, de maneira a permitir uma otimização das placas instaladas.

De 11 a 15 de julho foi realizada a primeira missão dessa nova etapa, que contou com a presença de estiveram nas comunidades Fabrizio Pellicelli, presidente da AVSI Brasil, Paula Alves, gerente do Projeto, além de Maria Medrado, consultora local. Nessa missão, foram iniciadas as atividades de pesquisa, que incluíram entrevistas com moradores e com as associações locais, além de uma reunião com Soraya Martins, nova representante do Instituto Chico Mendes na região.

Nos próximos meses, as atividades de pesquisa continuarão, através da aplicação dos questionários, e a inauguração das sedes é prevista para o fim desse ano.