Anuncio

Projeto certifica alunos de cursos profissionalizantes

Duas comunidades de Alagoinhas (BA) foram beneficiadas com cursos de Salgados e Folhados e Panificação Básica

Tive muitas oportunidades ruins, mas não acatei nenhuma, pois o meu maior desejo foi construir minha vida com dignidade”. Essa motivação de Edileuza Nogueira a levou a encontrar o projeto Alagoinhas Sustentável e mudar o rumo de sua vida. Ela cursou a capacitação profissional gratuita e hoje se orgulha por ter uma profissão.

A aluna contou sua trajetória na cerimônia de certificação dos 30 concluintes dos cursos de Salgados e Folhados e de Panificação Básica, enchendo de satisfação da equipe do projeto e servindo de exemplo para seus colegas seguirem em frente.

O evento foi realizado no último dia 27, na cidade de Alagoinhas (BA) e contou com a presença de cerca de 100 pessoas. A mesa da cerimônia foi composta por parceiros e autoridades: Paulo Cezar Simões Silva, prefeito de Alagoinhas, Fabrizio Pellicelli, diretor presidente da AVSI Brasil, Dauton Carvalho, coordenador do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Alagoinhas, Kennedy Pereira, diretor do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Patrícia Batista, proprietária da La Baguete, Jefferson Villanova, proprietário da Panificação Central, e Edileuza Nogueira, representando a turma de Panificação Básica.

Hoje estou aqui festejando a minha conclusão do curso de Panificação Básica. Minha expectativa é conseguir um emprego na área, passar todo o meu conhecimento que adquiri e continuar me aprimorando na área. Foi satisfatório todo esse tempo, além do aprendizado, conheci pessoas novas”, conclui Edileuza.

Capacitação

Os cursos foram realizados na unidade móvel do Senai, instalada na Associação Grupo da Amizade, dentro da comunidade de Jambeiro. Essa foi a estratégia adotada para facilitar o acesso dos estudantes dessa comunidade e da localidade vizinha, Cruzeiro do Monte, também beneficiada pelo projeto.

Nas capacitações em Salgados e Folhados e em Panificação Básica, ambas com carga horária de 60h, os alunos aprenderam normas e legislações referentes à manipulação de alimentos, boas práticas de fabricação, além de técnicas para embalagem e armazenamento dos produtos. Especificamente, uma turma teve aulas de elaboração de salgados de massa frita, assada modelagens com massa folhada e semi-folhada e recheios. A outra turma adquiriu conhecimento sobre elaboração de produtos básicos de panificação: extração e análise do glúten, processamento de massas salgadas, massas doces e massas semi-doces.

“O coffee break ficou por conta das habilidades dos próprios estudantes, que nos prestaram este serviço maravilhoso”, conta a gerente do projeto, Paula Leopoldino.

O Alagoinhas Sustentável é resultado da parceria entre a AVSI Brasil, a Prefeitura Municipal de Alagoinhas e a União Europeia, financiadora da iniciativa.