Por: Dimicaele Borges
O projeto Ciranda Viva realizou uma palestra socioeducativa sobre consciência ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado internacionalmente em 5 de junho. O evento reuniu crianças e adolescentes da zona rural de Catu–BA, das comunidades de Cassarongongo e Baixas de Cinzas, também conhecida na região como “Estação Gomo”.
A palestra foi ministrada pelo técnico ambiental da Ferbasa, Jean Richardson, que utilizou brincadeiras e piadas para facilitar a compreensão de temas como reciclagem, economia de água e energia e compostagem.

Jean utilizou exemplos simples do cotidiano — como dormir com a TV ligada ou deixar o chuveiro aberto durante o banho — para explicar que os recursos naturais são finitos. As crianças compreenderam que cuidar da natureza é responsabilidade de todos e que é necessário preservar o meio ambiente para as gerações atuais e futuras.
O conteúdo da palestra foi direto e acessível, garantindo entendimento para todas as idades. “Hoje aprendi com Jean que é preciso cuidar da natureza, desligar as luzes de casa se eu não estiver usando, fazer reciclagem para diminuir a quantidade de lixo no meio ambiente, e que isso vai me ajudar quando eu for mais velho”, afirmou Anderson, de 10 anos, beneficiário do Ciranda Viva.

O projeto Ciranda Viva é uma parceria multissetorial, que contou com o apoio da Ferbasa na realização do evento. A iniciativa conta com o investimento social da PetroReconcavo, além do apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura de Catu.