Anuncio

PROJETO DE TRANSFERÊNCIA DA METODOLOGIA APAC É LANÇADO NO MÉXICO

Missão da AVSI e FBAC ao México realizou um mapeamento das estruturas que compõe o sistema socioeducativo do país e adaptou a metodologia a essa realidade

Desde 2021, equipes da AVSI e FBAC têm atuado para expandir a metodologia APAC no México. Em abril, foi finalizada uma missão da equipe brasileira ao México para avançar com o Projeto de Transferência de Metodologia APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) no sistema socioeducativo. Trata-se de um projeto de cooperação internacional para garantia de direitos humanos cujos esforços visam desenvolver o cenário socioeducativo no México por meio da metodologia APAC.

Este é um projeto pioneiro e inovador, considerando que a APAC contida no Centro de Internamento para Adolescentes Quinta del Bosque, em Zinacantepec, no México, é a primeira instituição socioeducativa voltada para jovens mulheres no mundo. O envolvimento da Fundação AVSI nesse projeto reforça seu compromisso em apoiar a transferência metodológica por meio da cooperação internacional. Este é um aspecto importante do legado da instituição na luta por um sistema socioeducativo restaurador e justo.

Diante disso, houve, durante a missão, o lançamento oficial do projeto, que ocorreu na sede da Delegação da União Europeia no México. O evento marcou um momento importante para a exposição dos objetivos da transferência metodológica, além de promover um aprofundamento do método para os agentes estratégicos do projeto, tendo em vista que o mesmo é realizado com recursos da União Europeia.

A missão institucional também contou com muitas atividades. Aconteceram formações com educandos e educandas (jovens que cumprem medida socioeducativa), funcionários e voluntários da APAC, entre eles assistentes sociais, psicólogos e professores. Além de reuniões com chefes do governo estadual do âmbito executivo e judiciário, atores essenciais para a boa aplicação e desenvolvimento da APAC na região.

Além dos representantes brasileiros, a missão também contou com reuniões com a juíza Dra. María Magdalena Gómez; a diretora da instituição Quinta del Bosque, Rosa Vallejo; o diretor de reinserção social, Juan de Dios; Rossana Stanchi, a diretora da AVSI México; Gregorio Poblano, chefe do Ministério Penitenciário da Arquidiocese; Laura Cano, presidente da APAC México; Maria Eugenia Ocho, vice-presidente da APAC México; Monica Salgado, diretora de Comunicação do CCM; e Valeria Cussi, fundadora do CCM.

O Método APAC

O método APAC é baseado em três pilares: amor, confiança e disciplina. Nesse contexto, Laura Cano, responsável pela APAC do país relata que “partimos do ponto de que qualquer ser humano pode cometer um crime ou um erro, mas se refletirmos não o cometeremos novamente porque as consequências geram impactos negativos em todas as pessoas que se importam conosco”.

Mais do que realizar formações e reuniões, a missão foi fundamental para realizar um mapeamento completo da estrutura jurídica e legislativa do sistema socioeducativo do México, que permitirá a aplicação efetiva do método no contexto local.