Anuncio

Projeto incentiva a prática esportiva como ferramenta para o desenvolvimento

A iniciativa realizada com crianças e adolescentes da Zona Rural de Catu (BA) traz bons resultados para os beneficiários

Começa o jogo de handebol na Zona Rural de Catu (BA). Do lado direito, o time de colete verde tem a posse da bola e quer furar o bloqueio do time adversário para marcar o gol. Já do lado esquerdo, vestindo camisas da cor cinza, os pequenos esportistas precisam se defender e tentar recuperar a bola. Após cerca de 20 minutos de muita concentração, correria, arremessos e um placar de 3 x 3, escuta-se o apito final. Os meninos e meninas de 7 e 13 anos, moradores das comunidades de Pedras, Flechas e Veadinho, agora descansam nas arquibancadas.

Essa é a rotina diária do projeto Ciranda Esportiva, que oferece atividades esportivas no contraturno escolar de 100 alunos da rede pública de ensino, disseminando o interesse pela prática esportiva, promovendo a saúde do público-alvo atendido e contribuindo para uma maior socialização e integração dos alunos no ambiente escolar e familiar. A iniciativa, que existe desde 2017, é desenvolvida pela AVSI Brasil com recursos provenientes do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte, e das empresas Petrorecôncavo e Ferbasa, além de contar com a parceria da Prefeitura Municipal de Catu.

Aulas e práticas esportivas de futsal, handebol, voleibol e basquete, além de brincadeiras e jogos colaborativos, fazem parte das atividades realizadas pelas crianças e adolescentes que frequentam o projeto duas vezes por semana, sempre em horários opostos ao escolar.

As atividades esportivas desenvolvidas pelos colaboradores da AVSI Brasil vêm gerando bons frutos para os moradores da Zona Rural de Catu, como conta a diretora da Escola Municipal São José, escola localizada na comunidade de Pedras. “O projeto tem sido importante para os alunos pois tem aumentado a autoestima, melhorado o comportamento e os incentiva a trabalhar em equipe, desenvolvendo a concentração e empatia. Ele está proporcionando um melhor desempenho na vida diária deles e contribuindo para a sua formação cidadã!”, relata a diretora.

Já a professora de educação física do projeto, Maiane Luz, acredita que a iniciativa é importante para a socialização e também para transmitir conceitos essenciais para a vida em sociedade, como as regras. “A questão principal que é a abertura que o esporte dá pra gente é o contato com regras. Quando você adentra uma modalidade esportiva a primeira coisa que você precisa compreender são as regras desse esporte. E a partir dessas regras a gente vai construindo a concepção de que regras precisam ser respeitadas, seja dentro de quadra ou na convivência em sociedade”, lembra.

O projeto também promove ações com os responsáveis pelas crianças e adolescentes, como visitas domiciliares e reuniões, que buscam o engajamento desse público com o projeto. Luziane Oliveira, mãe de um beneficiário, avalia que o Ciranda Esportiva tem melhorado a convivência do seu filho. “Gosto muito do projeto. Traz para o meu filho aprendizagem enquanto cidadão e especialmente no trato com as pessoas. É um espaço onde nós compartilhamos conhecimento. Além do meu filho, eu também, enquanto mãe, me sinto assistida pelos profissionais que estão sempre disponíveis. Torço pela continuidade para que mais crianças possam ser beneficiadas”.

A metodologia de “fazer com” a comunidade, através do diálogo e da participação, é um dos princípios norteadores da AVSI Brasil, que visa construir uma relação de confiança entre os envolvidos, de modo a permitir que a comunidade, em primeiro lugar, se engaje em um projeto – de modo operativo – e se empenhe séria e responsavelmente na sua realização.