Anuncio

Projeto Revitalizar finaliza o ano de 2019 com bons resultados

Só neste ano 453 pessoas foram acompanhadas e inseridas em atividades nos parques de Belo Horizonte

Instituições distintas trabalhando juntas na execução penal e contribuindo para a justiça social. Assim acontece a parceria da AVSI Brasil com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Batalhão de Operações em Desastres no projeto Revitalizar, uma oportunidade para que pessoas condenadas criminalmente prestem serviços à comunidade e se sintam parte responsável pelas áreas verdes da cidade.

Além de ações de limpeza dos espaços, capina, despreguejamento e poda de árvores, em 2019, foram realizados cultivo de mudas de plantas para auxiliar a reconstrução dos jardins de Burle Marx do complexo cultural da Lagoa da Pampulha e manutenções hidráulicas, elétricas e civis em prédios. Atividades de orientação a visitantes, educação ambiental e guarda das entradas dos parques também são ações realizadas que possibilitam o aproveitamento das habilidades dos apenados.

Segundo Edanise Reis, gerente de um dos parques que recebe o projeto, “o revitalizar está fazendo uma grande diferença nos Parques. Os jardins do Parque das Águas estão chamando a atenção das visitantes e até mesmo dos que ajudam a cuidar. Funcionários e os sentenciados trabalham em prol de um parque bem cuidado”.

Atualmente 25 parques e equipamentos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica – FPMZB, fazem parte do projeto Revitalizar. As ações realizadas pelos beneficiários também atingem outras áreas através de mutirões e realização de atividades específicas em outros espaços verdes da cidade, como as estufas do Jardim Botânico de Belo Horizonte.

Essa gama de atividades e locais abertos que recebem prestadores de serviço auxilia no cumprimento digno da pena, tendo em vista que os cumpridores não precisam de grande deslocamento de sua casa até os locais, diminuindo assim os gastos com transporte e alimentação e proporcionando maior envolvimento com a comunidade onde residem, gerando a sensação de pertencimento do público com os locais.

“O projeto é muito bacana, me ajudou muito, e tenho certeza de que vai ajudar muitas pessoas ainda. Um projeto não é nada se não tiver pessoas dedicadas a fazê-lo de fato funcionar, e vocês fazem isso muito bem”, afirma Leonardo, beneficiário do Revitalizar.

Formações Profissionais

Conciliando as necessidades dos beneficiários em ter maior qualificação profissional com as atividades exercidas e necessárias aos parques, também são realizadas capacitações em diversas áreas de atuação. Além da formação inicial que todos os beneficiários recebem de Noções Básicas em Brigadista Florestal, também acontecem formações de Jardinagem e Arborização, Confecção de Placas Rústicas e curso básico de Energia Solar Fotovoltaica. Com isso os beneficiários se qualificam e ampliam o leque de possibilidades de atuação no mercado formal de trabalho e nos locais de cumprimento da pena.

Outro ponto que se destacou no projeto em 2019 foi o acompanhamento e a orientação aos beneficiários. Com intervenções específicas das equipes da AVSI Brasil e de setor de Fiscalização de Penas Substitutivas – SEFIPS, os apenados têm informações atualizadas sobre seu cumprimento, orientações sobre acesso a serviços públicos e manejo nas questões que dificultam o cumprimento da determinação judicial, minimizando assim os casos de descumprimento e reencaminhamentos.

Números 2019

453 pessoas acompanhadas e inseridas nos parques;

65 pessoas terminaram de cumprir a pena;

25 Parques e áreas verdes inseridas;

8 formações em Noções Básicas de Brigadista Florestal – 274 pessoas capacitadas;

2 formações em Noções de Jardinagem e Arborização – 48 pessoas capacitadas;

1 Formação em Confecção de Placas Rústicas – 28 pessoas capacitadas;

3 Mutirões realizados