Anuncio

Projeto socioesportivo promove torneio de futsal em Betim

Realizado em parceria com a empresa Nemak, o Bem Social Esporte é o projeto de Responsabilidade Social Corporativa da empresa com a comunidade do Jardim Teresópolis

O projeto Bem Social Esporte realizou a grande final do seu 1º Torneio, em Betim (MG), no último dia 09. A iniciativa envolve diretamente cerca de 120 crianças e adolescentes na faixa entre 9 a 15 anos em atividades esportivas, nas modalidades de futsal, vôlei e multiesportiva.

O projeto vem utilizando o esporte como um meio de inclusão social e uma ferramenta para a cidadania, buscando atender as frequentes demandas sócio-esportivas da comunidade da região de Jardim Teresópolis, em Betim. Além das modalidades citadas, o projeto atua também com os Jogos Cooperativos, que se baseiam nos princípios de cooperação, aceitação, interação, ensinando a trabalhar em grupo e lidar com as frustrações, promovendo assim a formação pessoal e social através da prática de esportes.

A empresa parceira da iniciativa é a Nemak, uma multinacional presente em 16 países, com 38 plantas, especializada na fundição de componentes de alumínio para indústria automotiva, possui uma importante planta instalada na região do Jardim Teresópolis.

Como dito durante o campeonato pelo coordenador de comunicação da Nemak e um dos idealizadores do projeto, Alexandre Campolina, ”esse projeto não é só de esporte, mas de oportunidades. Oportunidades de vocês desenvolverem suas habilidades e utilizá-las para o resto da vida, para serem não apenas bons jogadores, mas também bons filhos, colegas e seres humanos.”

O torneio

A grande final do torneio de futsal entre times mistos (compostos por meninos e meninas) aconteceu no Complexo Esportivo Ricardo Medioli e recebeu cerca de 160 pessoas, entre jogadores, familiares, lideranças comunitárias e os parceiros envolvidos na ação.

Após o pontapé inicial simbólico de Alexandre Campolina, iniciou-se uma disputa, entre os times de 09 a 11 anos, de forma bastante equilibrada. Os times finalistas Falsos Brilhantes e Juventude tiveram placar final de 4X3, com a vitória do campeonato pelos Falsos Brilhantes. A segunda final, com os jovens de 12 a 15 anos, entre os times Ibis e Leicester foi ainda mais acirrada, empataram com 3 gols cada, levando a decisão aos pênaltis, que resultou na vitória do Ibis por 2 gols a 1.

Ao final, os campeões e vice-campeões receberam medalhas, troféus, e os demais participantes do torneio receberam medalhas simbólicas agradecendo a participação.

Presença na comunidade

AVSI está há mais de 10 anos desenvolvendo atividades com a comunidade do Jardim Teresópolis, sempre com ações envolvendo crianças e adolescentes.

Júlio Cesar, coordenador da AVSI Brasil e responsável pelas atividades na comunidade, ressalta que no projeto “além de valorizar o critério técnico, usamos em nossas aulas outros critérios como respeito, coletividade, união, paciência, dentro da nossa metodologia dos Valores do Esporte”.

Para ele, “o mais importante do Torneio foi a presença dos pais nos jogos de classificação e na fase final, onde reunimos as famílias para prestigiar os nossos alunos. Após esse torneio, o projeto alçou um novo patamar, consolidando ainda mais presença da AVSI e Nemak na comunidade, através da nossa metodologia baseada nos valores éticos e morais”, afirma Júlio.

Eliane Silva, mãe do Mateus de 9 anos, foi uma das primeiras a inscrever o filho quando o projeto iniciou em maio deste ano e declarou durante o torneio “em nome de todos, agradeço a Nemak pelo investimento e incentivo na comunidade. Eu percebo o tanto que esses projetos são importantes para o desenvolvimento dos meninos”.

No torneio, a Nemak também presenteou todos os alunos com uma cesta especial de Natal para celebrar o final de ano e os resultados já alcançados.