Em 2022, mais de 70 mil famílias do estado de Pernambuco, Brasil foram afetadas pelas fortes chuvas. Deslizamentos de terra e inundações danificaram casas e infraestrutura e mataram 128 pessoas. Foi a pior tragédia climática do Estado neste século. O evento afetou principalmente os mais vulneráveis que vivem próximos aos Rios e em casas precárias em áreas montanhosas.
Na cidade de Goiana, cidade de 80.055 habitantes localizada a 62km de Recife, capital de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, as enchentes deixaram cerca de 250 famílias (600 pessoas) desabrigadas e hospedadas em três abrigos cedidos pela prefeitura. Também havia cerca de 1.200 famílias deslocadas que ficaram em casas de parentes. Cerca de 21 famílias perderam a casa inteira e todos os utensílios domésticos. O projeto vai beneficiar, especialmente as famílias que residem nas comunidades do Baldo do Rio e Impoeira dois bairros localizados ao longo do principal rio da cidade. Além de serem algumas das comunidades urbanas mais vulneráveis da cidade, foram as mais afetadas pelas enchentes
Para apoiar os esforços de resposta à emergência, a AVSI Brasil atuará na região com o projeto “Além das enchentes”. O objetivo do projeto é apoiar as crianças mais vulneráveis e suas famílias da cidade de Goiana, afetadas pelas enchentes de maio e junho de 2022, proporcionando e garantindo um ambiente seguro, prestando serviços de saúde socioemocional e mental, além de contribuir para condições de vida dignas, ao mesmo tempo em que fortalece as capacidades locais com as organizações comunitárias e o município para continuar as atividades após o término do projeto.
O público-alvo serão crianças de 6 a 15 anos e 100 famílias.
A metodologia do projeto inclui o contato com a secretaria de políticas sociais do município para mobilizar e beneficiar crianças e famílias em situação e vulnerabilidade e vítimas das enchentes, cadastradas pelo municipio.
A estratégia consistirá em estruturar um espaço amigo da criança (CFS) para promovendo o bem-estar psicossocial das crianças. realizar atividades socioeducativas , recreativas e psicossociais: ofertar terapias de Grupo e Individuais para famílias , bem como doação de equipamentos (geladeiras e fogões):
Resultados previstos
- Reformar e adaptar um centro público de assistência social ou escola pública ou centro comunitário em um espaço amigo da criança, incluindo apetrechamento de móveis, equipamentos e melhorias na infraestrutura do prédio.
- Realização de atividades educativas e recreativas para 120 crianças de 6 a 13 anos. As crianças que vão participar nesta atividade podem pertencer ao espaço renovado, mas também podem vir de outra Instituição na área afetada.
- Apoio terapêutico em grupo para 50 famílias; encaminhamento a rede sócio assistencial e terapia individual para 20 famílias conforme demanda.
- Doação de 100 equipamentos para 100 famílias (50 geladeiras e 50 fogões).