Anuncio

Complexo Eólico Aroeira

BA
Em Andamento

Período:

  • Maio/2022 a Out/2023.

ODS:

  • 4 Educação de Qualidade
  • 7 Energia Limpa e Acessivel

Financiadores:

  • Enel Green Power

O objetivo principal da atividade é ser um instrumento de suporte às atividades do Complexo Eólico Aroeira, de propriedade da Enel Green Power, como forma a oferecer informação concreta sobre as interferências do Complexo à população local.  Desta forma, o projeto promoverá a socialização do conhecimento acerca do empreendimento e as suas fases de planejamento e implantação, além de buscar a criação de um canal de Comunicação aberto (Ouvidoria móvel) e contínuo entre o empreendedor e a população que reside nas proximidades do empreendimento. A iniciativa acontece nas cidades  Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, no estado da Bahia

O projeto desenvolvido no Parque Eólico Aroeira possui um olhar apurado em ações de valor compartilhado, relações com stakeholders, investimento de impacto, que são temas emergentes e vitais para empreendimentos no setor privado ligados a energia renovável, no que tange o desenvolvimento de comunidades e fomento de ações de sustentabilidade.

O projeto contará com a execução do Programa de Comunicação Social (PCS), Educação Ambiental e Saúde (PEAS) e Programa de Contratação e Capacitação de Mão de Obra Local (PCMOL), nas comunidades das áreas de influência do Parque Eólico Aroeira, a fim de, garantir o cumprimento das condicionantes da Licença de Instalação do empreendimento, através do diálogo diário com os moradores locais, escolas, secretarias e poderes públicos locais.

O PEAS atuará no desenvolvimento de ações que permitirá a sensibilização dos moradores da Área de Influência Direta (AID) do empreendimento e os trabalhadores envolvidos na obra do Parque Eólico Aroeira.

O PCS permitirá a veiculação de informações sobre o empreendimento para a população da Área de Influência Direta (AID) garantindo a comunicação direta, respeitosa e funcional.

O público-alvo é a comunidade inserida no entorno do empreendimento, trabalhadores da obra, órgãos governamentais e não-governamentais, escolas, lideranças representantes da sociedade civil e proprietários de terras geradoras de renda.

A metodologia é realizada através do Diagnóstico Socioambiental nos municípios e comunidades do entorno do empreendimento, com o objetivo de levantar e validar as informações dos dados secundários previamente levantados, bem como identificar os atores sociais locais e as demandas e os potenciais da região. Esta etapa ocorre através de metodologias qualitativas (aplicação de questionários e visitas in loco), na qual identificará as potencialidades de temas para execução do projeto.

 

Ações previstas

 

– Diagnóstico Socioambiental, onde é realizado o levantamento e validação de informações dos dados secundários, aliada a identificação dos atores locais;

– Reuniões da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento (CAE), com as comunidades da Área de Influência Direta (AID), onde são atualizadas as comunidades do entorno sobre o andamento da obra;

– Palestras com as comunidades locais;

– Cursos de capacitação para multiplicadores;

– Oficinas socioambientais para escolas da Área de Influência Direta do empreendimento;

– Assessoria Técnica Rural;

– Acompanhamento da Contratação de Mão de Obra Locais, priorizada a contratação de mão de obra e fornecedores de produtos e serviços locais. Visando fornecer orientação para subsidiar as ações dos pequenos empreendedores a desenvolverem atividades de acordo com a realidade do local.

 

Resultados alcançados 2022

 

  • 112 pessoas beneficiadas com o canal da Ouvidoria do projeto
  • 287 beneficiários de Oficinas socioambientais para escolas
  • 209 beneficiários de Palestras socioambientais para comunidades
  • beneficiários de palestras com colaboradores do empreendimento
  • 504 beneficiários dos Diálogos Diários de Segurança, Meio Ambiente e Saúde beneficiários de rodas de conversa
  • Cinco Reuniões da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento, com a participação total de 158 representantes comunitários, da sociedade civil e do poder público)