Anuncio

Espaço Amigo das Crianças

RJ
Em Andamento

Período:

  • Abril/2022 a Jul/2023

ODS:

  • 1 Erradicação da Pobreza
  • 4 Educação de Qualidade
  • 17 Parcerias e Meios de Implementação

Parceiros:

  • Escola das Comunidades Santo Antônio, Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva, Escola Municipal Senador Mário Martins e Associação Espaço Educativo São Charbel

Financiadores:

  • Center for Disaster Philanthropy (CDP)

No dia 15 de fevereiro de 2022 uma forte chuva de 4 horas corridas provocou 775 deslizamentos de terra em toda a cidade de Petrópolis, além de diversas ruas alagadas. Petrópolis é uma cidade de 305 mil habitantes localizada na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

As enchentes deixaram 233 óbitos, 4 desaparecidos e mais de 1000 pessoas perderam suas casas e ainda em abrigos montados nas escolas e outros centros municipais. Os bairros mais afetados foram o Morro da Oficina, no Alto da Serra, 24 de maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar e as ruas Uruguai, Washington Luiz e Coronel Veiga.

A AVSI Brasil foi contatada pelo CDP para entender os efeitos causados ​​pelo desastre e sua resposta emergencial. O CDP concedeu à AVSI Brasil um financiamento para apoiar uma iniciativa que visa proporcionar um espaço seguro para cerca de 300 crianças impactadas pelo desastre, oferecendo atividades socioeducativas e apoio psicossocial, além de oferecer apoio social a 100 famílias que perderam suas casas e doar equipamento.

A missão do CDP é alavancar o poder da filantropia para mobilizar uma ampla gama de recursos que fortalecem a capacidade das comunidades de resistir a desastres e se recuperar de forma equitativa quando eles ocorrem. O CDP gerencia Fundos de Desastres nacionais e internacionais em nome de corporações, fundações e indivíduos por meio de doações direcionadas, holísticas e localizadas.

O projeto tem como objetivo proporcionar um ambiente seguro e promover o bem-estar psicossocial das crianças dos bairros mais afetados pelas enchentes e deslizamentos em Petrópolis RJ. Facilitando o apoio social e material às famílias que perderam suas casas ou sofreram danos graves no desastre.

O Espaço Amigo das crianças atende diretamente 300 crianças de 6 a 12 anos que frequentam dois Centros Educacionais localizados nas áreas de inundação nos bairros do Caxambu e Alto da Serra, além de 100 famílias com vulnerabilidades extremas que necessitam de acompanhamento. O projeto também atende 150 famílias cujas casas foram destruídas ou danificadas ou que precisam consertar ou substituir eletrodomésticos danificados.

Metodologia

Rodas de conversa, escuta ativa, atividades lúdicas e brincadeiras.  As ações socioeducativas e socioemocionais nos dois espaços CFS Alto da Serra e Caxambu se dão com a realização de atividades lúdicas e recreativas baseadas em rodas de conversa, atividades de leitura e escrita, atividades psicomotoras, artísticas e recreativas que objetivam potencializar o desenvolvimento cognitivo, interação, socialização, autonomia e protagonismo dos beneficiados, para que assim se reconheçam como autores centrais de seu desenvolvimento.

As atividades são realizadas no crontraturno escolar duas vezes na semana com carga horária de 2 horas semanais.

Já o acompanhamento familiar e entrega dos utensílios domésticos, dá-se a partir da realização ações socioassistenciais que visam o resgate da cidadania a partir do acolhimento familiar até a superação das vulnerabilidades sociais das famílias. Deste modo foram adotadas estratégias como: Gestão de Território, Entrega de Equipamentos e Sistematização.

O Projeto Espaço Amigo das Crianças, com suporte do CDP, está em consonância com a missão da AVSI que é tornar as pessoas, em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade. E dos Princípios metodológicos Centralidade da pessoa: “A pessoa está no centro de todas as nossas ações, nunca definida pelas circunstâncias em que vive, mas sempre valorizada pelo seu potencial”.

Ações previstas:

  • Desenvolver um espaço seguro para 300 crianças de 6 a 12 anos;
  • Promover atividades educativas e lúdicas (SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) para 120 crianças;
  • Apoiar as 100 famílias com acolhimento e encaminhamento para serviços da Rede de Assistência Social;
  • Doar à 150 famílias eletrodomésticos para substituir os danificados;
  • Construção de dois ambientes de convivência Espaços Amigos das Crianças (CFS) nos bairros de Alto da Serra e Caxambu no município de Petrópolis/RJ.
  • Implementação das ações da Educação Social com atividades socioeducativas e recreativas (artes) nos CFS.
  • Acompanhamento familiar e entrega de utensílios domésticos para famílias vítimas do desastre no município de Petrópolis/RJ.