Anuncio

Estudo para Execução de Ações Emergenciais Covid19 e Elaboração de Plano Estratégico de Responsabilidade Social Sustentável

BA
Em Andamento

O projeto leva em conta uma proposta de iniciativa filantrópica de caráter emergencial devido à pandemia da COVID-19 para apoio às necessidades da população do entorno da Refinaria de Mataripe, bem como para ajudar a retomada de iniciativas de caráter educativo nas escolas dos municípios.

Tem como objetivo fornecer um percurso gradual de conhecimento das necessidades e potencialidades locais, gerando insumos para a identificação das diretrizes para o desenvolvimento sustentável e os principais potenciais setores para investimento, que, por sua vez, irá culminar na elaboração de um plano de sustentabilidade estratégico.

Para isso, será realizado um estudo de análise do território de atuação, identificando as potencialidades para criação de valor compartilhado, além de ações emergenciais nas cidades de Madre de Deus, São Francisco do Conde e Candeias no estado da Bahia.

A AVSI Brasil possui ampla experiência no desenvolvimento de estudos técnicos ligados à construção de matriz de materialidade e elaboração de propostas de ações de valor compartilhado e responsabilidade social sustentável. Desta forma, para uma ação estruturada de sustentabilidade socioeconômica e ambiental, inicialmente será elaborado um diagnóstico local através de dados secundários, sem o envolvimento direto das comunidades e stakeholders, com a finalidade de interceptar os temas cruciais para o desenvolvimento local. Essa análise auxiliará no desenvolvimento de ações relacionais e estratégicas a longo prazo, na medida em que possibilita a oportunidade de gerenciar desafios, encontrar soluções inovadoras e criar valor compartilhado para os envolvidos.

Também está prevista a atuação conjunta, entre a AVSI Brasil e a empresa, para a análise das demandas internas e sua cadeia de valor, a fim de promover a valorização dos recursos humanos, dos colaboradores e suas famílias, incentivando um pertencimento mais consciente à empresa, seus valores e sua missão.

 

Resultados alcançados:

1. Desenvolvimento de ações filantrópicas emergenciais em resposta à Covid-19: Entrega de 6.000 cestas básicas nos municípios de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde (2.000/cada).

2. Elaboração da Matriz de Materialidade

  • Análise de dados secundários;
  • Mapeamento e seleção dos stakeholders;
  • Entrevistas estruturadas com stakeholders;
  • Construção da matriz de materialidade.

3. Realização de análise organizacional da Refinaria de Mataripe

  • Análise do potencial de acesso a fundos incentivados;
  • Análise das políticas de recursos humanos para aplicação da Lei de Aprendizagem.

4. Desenvolvimento de Plano Estratégico de Responsabilidade Social Sustentável

  • Definição de diretrizes estratégicas de responsabilidade social em uma ótica de criação de valor compartilhado;
  • Definição de diretrizes e ações prioritárias a longo prazo – Cardápio de Projetos;
  • Proposição de Parcerias para o desenvolvimento de projetos sociais.