Anuncio

Programa de Qualificação e Desmobilização de Mão de Obra

PI
Projeto Concluído

Período:

  • Fev/2022 à Ago/2022

ODS:

  • 4 Educação de Qualidade
  • 7 Energia Limpa e Acessivel
  • 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  • 10 Redução das Desigualdades

Parceiros:

  • Secretarias dos municipais (Educação, Saúde, Cidadania, CRAS), Conselho Tutelar, Polícia Militar, Projeto NUCA – Dom Inocêncio e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Financiadores:

  • Enel Green Power

O Programa de Qualificação e Desmobilização de Mão de Obra visa proporcionar um desenvolvimento econômico local sustentável, através da ampliação da qualificação e empregabilidade dos moradores das áreas de influências do empreendimento e aumento de contratação de moradores locais. Visto que diversos os impactos que a construção de uma usina de geração de energia renovável pode ocasionar nos territórios adjacentes, tais como aumento da circulação de pessoas e da demanda por produtos, serviços e mão de obra minimamente qualificada. O projeto contará com o apoio das empresas SENAI e CERP para o desenvolvimento dos cursos de qualificação profissional.

O objetivo é qualificar a população pertencente a área de influência dos Empreendimentos da Enel Green Power do Complexo Eólico Lagoa dos Ventos no estado do Piauí.

A metodologia utilizada focará em dois pontos principais: qualificação de mão de obra local e desenvolvimento da cadeia de valor local, através dos cursos de capacitação profissional e oficina de empregabilidade. Serão realizados cursos de Marcenaria e Pedreiro com carga horária de 200 horas e Eletricista (exclusivo para mulheres) com carga horária de 80 horas. Cada participante receberá a apostila de apoio contendo todos os conteúdos abordados nas aulas teórico x prática e receberá o kit de EPIs e equipamentos iniciais para o desenvolvimento da atividade.

Resultados previstos:

– Total de beneficiados: 120

– Oficinas de Inserção no Mercado de Trabalho e Elaboração de Currículo: 60 pessoas

– Curso de Pedreiro: 20 pessoas

– Curso de Marcenaria: 20 pessoas

– Curso de Eletricista: 20 pessoas.