Anuncio

Projeto Árvore da Vida – Robótica Educacional

MG
Em Andamento

Período:

  • Abril/2023 a Janeiro/2025

ODS:

  • 4 Educação de Qualidade
  • 5 Igualdade de Gênero

Parceiros:

  • AVSI

O projeto pretende utilizar a tecnologia como ferramenta educacional para contribuir na minimização das desigualdades sociais no complexo Jardim Teresópolis em Betim–MG. Almeja-se ampliar as competências de crianças inseridas em famílias e contextos que apresentam situações de vulnerabilidade social.

A Robótica Educacional vai desafiar o educando, de forma lúdica e inteligente, motivando-o a encontrar suas próprias respostas para os desafios propostos, chegando aos resultados de forma colaborativa, em equipe, compartilhando conhecimento com colegas e instrutores.

O objetivo do projeto é contribuir na ampliação das competências de crianças alunas de escolas públicas da região do Jardim Teresópolis- Betim, através da difusão da robótica educacional, além de promover a inserção de meninas da comunidade no âmbito tecnológico.

Promovendo o acesso de crianças do Jardim Teresópolis, com forte enfoque às meninas, a temáticas relacionadas as tecnologias, desenvolvendo habilidades de concentração e utilização do raciocínio lógico para construção do pensamento.

O público-alvo são crianças em situação de vulnerabilidade social, moradoras do Jardim Teresópolis e região, alunas de escolas públicas, com idade entre 07 e 12 anos.

 

  • Metodologia:

A proposta visa alcançar 120 crianças ao longo de dois anos. A proposta se cumprirá a partir de dois componentes: Oficina de Robótica Educacional e Percurso Educacional de Formação Humana. As atividades serão desenvolvidas presencialmente, no espaço do Árvore da Vida.

Nas oficinas de robótica educacional serão desenvolvidas atividades multidisciplinares que culminarão na criação/montagem e programação de um robô educacional modelo Lego. Serão compostas turmas com 15 alunos cada, o qual receberam um kit lego, supervisionado por um instrutor de robótica. Cada turma terá uma carga horária total de 48 horas, com aulas duas vezes na semana, durante três meses.

O percurso formativo de Formação Humana se dará de maneira participativa de modo que os educandos tenham a oportunidade de expressarem suas singularidades e vivências, além de refletirem sobre temas inerentes ao contexto em que estão inseridos. As crianças serão estimuladas a se tornarem protagonistas em seu desenvolvimento psicossocial. Cada turma terá uma carga horaria de 12 horas, com encontros semanais pelo percurso de três meses.

 

Ações previstas:

  • Ministração de aulas de iniciação a robotica educacional;
  • Econtros reflexivos de formação humana;
  • Visitas técnicas externas;
  • Reunião de Pais;
  • Encaminhamento a escuta psicológica;
  • Certificação.