Anuncio

Projeto Educacional Energia Criativa

RJ
Em Andamento

Período:

  • Mai/2022 a Set/2023

Parceiros:

  • Museu Light da Energia, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Financiadores:

  • Light S/A

O Projeto de Eficiência Energética Energia Criativa é uma iniciativa da Light S/A e busca atuar de forma integrada nas escolas, promovendo ações lúdicas e protagonistas a partir do envolvimento dos alunos e professores, potencializando o relacionamento da Light com as instituições de ensino no período de cinco meses.

O Projeto de EE Energia Criativa tem como objetivo divulgar e informar de maneira lúdica e interativa, os benefícios sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica. As atividades desenvolvidas devem estimular e orientar os usuários a perceberem os benefícios gerados a partir de hábitos mais sustentáveis e eficientes no uso da energia elétrica. Demonstrar a importância das ações que promovem o combate ao desperdício de energia elétrica e dos benefícios trazidos pelos equipamentos mais eficientes com selo PROCEL, os processos e usos finais de energia, buscando informar e educar os usuários sobre a criação de hábitos conscientes no uso da eletricidade, adequar o uso da energia a sua realidade e possibilidade de pagamento.

Esta ação também contribui para a melhoria do relacionamento da LIGHT com seus jovens consumidores que no futuro serão clientes da concessionária e deverá ser realizada por meio de ações de sensibilização e oficinas educativas. A iniciativa tem como público-alvo alunos do primeiro e segundo segmentos de escolas municipais do Rio de Janeiro

Metodologia:

O projeto ocorrerá em duas etapas, sendo elas:

1º) Um dia com a Light: Será realizado um evento (Um dia com a Light) em cada unidade escolar, com ações de promoção de hábitos de consumo sustentáveis.

“Um dia com a Light” contará com stands e ações totalmente interativas, nos quais os alunos serão induzidos, através da gameficação, a repensar a forma como utilizam aparelhos eletrônicos em geral. Essa proposta visa apresentar aos participantes, de forma criativa, as diferentes fontes de energia e como melhor utilizá-las. Pois entende-se que através desses jogos os alunos serão provocados a pensar de forma crítica o consumo de energia elétrica e como evitar o desperdício. Assim, será possível estimular uma mudança de comportamento e novos hábitos de consumo.

2º) Apresentação das escolas: Após a realização da atividade “Um dia com a Light”, onde haverá capacitações lúdicas através de stands temáticos, as escolas terão um período (a ser acordado com cada instituição) para apresentação de trabalhos relacionados ao tema “Energia”.

A construção do trabalho será livre e ficará a encargo de cada instituição a melhor forma de realiza-los, através de cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.

Esta contrapartida da escola, visa priorizar uma melhor fixação dos conteúdos, o protagonismo dos alunos e a criatividade.

É importante salientar que, através desta contrapartida das escolas, haverá um melhor aproveitamento dos conteúdos apresentados nas capacitações, compreendendo que o aprendizado pelo lúdico se mostra mais eficaz quando se trata de fixação de conteúdo.

Ações previstas

O projeto Energia Criativa em parceria com o Museu Light da Energia, levará a 20 escolas municipais do Rio de Janeiro stands lúdicos com temas sobre: Caminho da Energia e Segurança com Eletricidade, Consumo Consciente, Agenda 2030 (ODS e Sustentabilidade), Entenda sua conta de energia e um último stand com quiz e brincadeiras premiadas. O intuito é levar atividades itinerantes do Museu Light da Energia proporcionando aos alunos uma imersão no mundo da energia.

Resultados alcançados em 2022

  • 111 alunos capacitados sobre eficiência energética;
  • Informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas.
  • Palestra sobre consumo consciente para 111 alunos da Escola Municipal GEO Doutor Sócrates no bairro de Pedra de Guaratiba – RJ.
  • Um aluno participante do projeto ficou entre os vencedores da Olimpíada.