Anuncio

Ação Itinerante do Museu Light da Energia

RJ
Em Andamento

Período:

  • Mai/2022 a Abr/2024

Parceiros:

  • Museu Light da Energia, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Financiadores:

  • Light S/A

O Projeto de Eficiência Energética em parceria com o Museu Light da Energia é uma iniciativa da Light S/A e busca atuar de forma integrada nas escolas, promovendo ações lúdicas e protagonistas a partir do envolvimento dos alunos e professores, potencializando o relacionamento da Light com as instituições de ensino no período de 05 (cinco) meses.

O Projeto de EE em parceria com o Museu Light da Energia tem como objetivo divulgar e informar de maneira lúdica e interativa, os benefícios sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica. As atividades desenvolvidas devem estimular e orientar os usuários a perceberem os benefícios gerados a partir de hábitos mais sustentáveis e eficientes no uso da energia elétrica. Demonstrar a importância das ações que promovem o combate ao desperdício de energia elétrica e dos benefícios trazidos pelos equipamentos mais eficientes com selo PROCEL, os processos e usos finais de energia, buscando informar e educar os usuários sobre a criação de hábitos conscientes no uso da eletricidade, adequar o uso da energia a sua realidade e possibilidade de pagamento. Esta ação também contribui para a melhoria do relacionamento da LIGHT com seus jovens consumidores que no futuro serão clientes da concessionária e deverá ser realizada por meio de ações de sensibilização e oficinas educativas.

O público-alvo é formado por alunos do primeiro e segundo segmentos de escolas municipais do Rio de Janeiro

Metodologia:

O projeto ocorrerá em duas etapas, sendo elas:

1º) Stands temáticos: Será realizado um evento com stands temáticos em cada unidade escolar, com ações de promoção de hábitos de consumo sustentáveis.

As ações serão totalmente interativas, nos quais os alunos serão induzidos a repensar a forma como utilizam aparelhos eletrônicos em geral. Essa proposta visa apresentar aos participantes, de forma criativa, as diferentes fontes de energia e como melhor utilizá-las. Pois entende-se que através de atividades lúdicas, os alunos serão provocados a pensar de forma crítica o consumo de energia elétrica e como evitar o desperdício. Assim, será possível estimular uma mudança de comportamento e novos hábitos de consumo.

2º) Apresentação das escolas: Após a realização da primeira atividade, onde haverá capacitações lúdicas através de stands temáticos, as escolas terão um período (a ser acordado com cada instituição) para apresentação de trabalhos relacionados ao tema “Energia”.

A construção do trabalho será livre e ficará a encargo de cada instituição a melhor forma de realiza-los, através de cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.

Esta contrapartida da escola, visa priorizar uma melhor fixação dos conteúdos, o protagonismo dos alunos e a criatividade.

É importante salientar que, através desta contrapartida das escolas, haverá um melhor aproveitamento dos conteúdos apresentados nas capacitações, compreendendo que o aprendizado pelo lúdico se mostra mais eficaz quando se trata de fixação de conteúdo.

Ações previstas: O projeto Educacional em parceria com o Museu Light da Energia, levará a 20 escolas municipais do Rio de Janeiro stands lúdicos com temas sobre: Caminho da Energia e Segurança com Eletricidade, Consumo Consciente, Agenda 2030 (ODS e Sustentabilidade), Entenda sua conta de energia e um último stand com quiz e brincadeiras premiadas.

O intuito é levar atividades itinerantes do Museu Light da Energia proporcionando aos alunos uma imersão no mundo da energia.

Resultados 2023:

  • 312 alunos beneficiados proporcionando a eles uma compreensão mais profunda sobre o uso responsável da energia, promovendo a conscientização ambiental e incentivando práticas sustentáveis.
  • 354 professores beneficiados proporcionando oportunidades de atualização de conhecimentos e capacitação profissional, permitindo a integração de conceitos relevantes ao currículo escolar e promovendo o desenvolvimento de habilidades de ensino voltadas para a conscientização e a sustentabilidade.
  • 40 escolas municipais/estaduais beneficiadas promovendo uma cultura sustentável e educam as gerações futuras sobre a importância da conservação de energia e do uso de fontes de energia limpas.

Resultados 2022:

  • 111 alunos capacitados sobre eficiência energética;

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 24 estados e no Distrito Federal.

A Olimpíada leva informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas. A ONEE é voltada para estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, os participantes premiados na disputa receberão diversos prêmios como medalhas, notebooks, bolsas de estudo e menções honrosas.

O projeto Museu Light contribuiu com palestra sobre consumo consciente para 111 alunos da Escola Municipal GEO Doutor Sócrates no bairro de Pedra de Guaratiba – RJ.

O intuito era preparar os jovens para as olimpíadas com informações sobre Consumo Consciente, com quiz e brincadeiras.

  • 1 aluno participante do projeto ficou entre os vencedores da Olimpíada.