Os municípios de Betim–MG, Porto Real–RJ, Goiana–PE enfrentam desafios no acesso a práticas educativas inovadoras e ao uso da tecnologia, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) indicam que os desempenhos nessas regiões estão abaixo das metas estabelecidas: Betim–MG (5,3), Goiana–PE (4,2) e Porto Real–RJ (5,5). Essa defasagem impacta diretamente a preparação dos jovens para o mercado de trabalho e para os desafios do século XXI.
O projeto Rota do Saber — Educação STEM busca contribuir para a redução dessas desigualdades por meio da integração de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e da educação maker. Com metodologias interdisciplinares e colaborativas, a iniciativa promove o desenvolvimento de novas competências entre estudantes e professores da rede pública municipal dessas localidades, ampliando o acesso à tecnologia e à inovação.
Além de fortalecer o aprendizado em STEM, o projeto oferece percursos educativos e formativos baseados na metodologia maker, incentivando o protagonismo, a criatividade e a autonomia dos participantes.
A execução do Rota do Saber está alinhada aos princípios metodológicos da AVSI Brasil, que orientam suas iniciativas:
Centralidade da pessoa — As ações são desenvolvidas com foco no indivíduo, valorizando seu potencial e promovendo seu desenvolvimento integral.
Partir do positivo — O projeto reconhece e valoriza as experiências e a história das comunidades atendidas, fortalecendo seus patrimônios sociais e culturais.
Fazer com — A participação ativa das comunidades é estimulada, promovendo engajamento e autonomia.
Parceria — Diferentes atores sociais e institucionais são integrados, ampliando o impacto e a eficiência da iniciativa.
Fortalecimento da sociedade civil e subsidiariedade — O projeto apoia organizações locais, incentivando a participação cidadã e promovendo a sustentabilidade das ações.
Ações previstas
O projeto promoverá percursos educativos e formativos utilizando a metodologia Maker de forma interdisciplinar e inovadora. A iniciativa fomentará criatividade e protagonismo entre estudantes e professores, incentivando a formação de uma cultura de inovação e aprendizado ativo, com impacto na escola e na comunidade.
Quantidade de beneficiários estimada para 2025
- 150 estudantes de escolas públicas municipais;
- 75 professores de escolas públicas municipais.
Resultados esperados
- Implantar espaços maker em três escolas públicas;
- Formar adolescentes de 11 a 15 anos em percurso educativo integral;
- Oferecer formação, mentoria e acompanhamento para professores;
- Comunicar e divulgar os resultados do projeto.