O projeto Semear & Colher tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômico) da zona rural de Mata de São João (BA), através da promoção de práticas relacionadas à segurança alimentar e adesão de hábitos sustentáveis, por meio do saneamento das águas cinzas, promovido pelo Sistema Bioágua, gerando um processo de melhoria na qualidade do solo dos quintais produtivos.
O público-alvo é formado por moradores da zona rural de Mata de São João, selecionados a partir de critérios socioeconômicos e potencial de desenvolvimento na agricultura familiar.
Metodologia
O projeto, através de oficinas de Nutrição, incentivará a mudança de hábitos alimentares, orientando ao consumo de alimentos saudáveis a partir da agricultura familiar agroecológica.
Será feita a reutilização de águas domésticas (banho, lavagem de pratos, de roupas, pias), direcionando-as após filtragem, através de gotejamento em solo, para os quintais produtivos das famílias de pequenos agricultores. Dessa forma, o projeto promove uma destinação ambientalmente sustentável e permite a requalificação do solo, por meio da filtragem biológica realizada pelo sistema de bioágua.
Resultados alcançados de fevereiro 2022 a janeiro 2023
- Diagnóstico da realidade local elaborado, com a identificação das comunidades e famílias a serem beneficiadas pelo projeto Semear & Colher;
- 5 capacitações realizadas: 2 oficinas de educação alimentar e nutricional; 2 turmas cursos de associativismo e cooperativismo- capacitação de 18h/ cada; 1 oficina de agroecologia;
- Capacitação voltada à transição e produção agroecológica para 10 famílias;
- 10 sistemas de Bioágua familiar, construídos com a participação direta de agricultores;
- Consolidação da produção agroecológica, junto às famílias beneficiárias;
- Diagnóstico dos hábitos alimentares realizado e início da assessoria voltada à educação alimentar e nutricional;
- 44 visitas de assistência técnicas uso e manutenção do sistema Bioágua e agroecológica (a cada família beneficiária; total: 440 visitas/ ano).