As fortes chuvas que atingiram os municípios do Sul da Bahia, em dezembro de 2021 e início de 2022, impactaram fortemente as famílias moradoras da região. O desastre deixou 26 pessoas mortas e mais de 500 pessoas feridas. Além disso, mais de 100.000 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas. A Defesa Civil declarou 163 cidades em situação de emergência.
Para apoiar os esforços de resposta à emergência, a AVSI Brasil atua com a implementação do “Espaço Ser Criança”, em Itabuna-BA. O objetivo é oferecer um espaço seguro para crianças, direcionando crianças e suas famílias em atividades educacionais e encaminhando-as para atendimentos biopsicossociais e contribuindo para garantir os direitos de crianças e adolescentes, sobretudo os mais vulneráveis.
O público-alvo é formado por 120 crianças de 6 a 12 anos, residentes do município de Itabuna, que foram impactadas pelas enchentes no Sul da Bahia, em dezembro de 2021 e início de 2022.
Para isso, será realizada a revitalização de uma sala de aula para atividades lúdicas, bem como a revitalização de um parque infantil, além da oferta de aulas de capoeira e atividades pedagógicas.
Resultados previstos
- Desenvolver um espaço seguro para 120 crianças de 6 a 12 anos;
- Promover atividades educativas e lúdicas (SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) para 120 crianças;
- Apoiar as famílias com acolhimento e encaminhamento para serviços da Rede de Assistência Social.