O Vamos Jogar apoiou a formação de 20 educadores vinculados a instituições de ensino de Salvador, situadas em locais de pobreza e vulnerabilidade social, contribuindo para o processo de formação humana, social e cognitiva/intelectual de crianças e adolescentes através do uso de jogos lógicos, também conhecidos como jogos lúdicos inteligentes.
A AVSI realizou o processo seletivo dos professores e das instituições participantes para realizar uma formação no período de 6 meses. Os professores selecionados foram capacitados por um especialista em jogos lógicos e acompanhados em momentos do processo de atividade com os alunos.
O objetivo foi contribuir para a formação integral de crianças e adolescentes inseridas em projetos socioeducativos comunitários das regiões do Nordeste de Amaralina e Subúrbio Ferroviário, em Salvador, através da disseminação de metodologia lúdica de aprendizagem e aquisição de jogos lógicos.
Resultados obtidos:
- 20 educadores capacitados para desenvolver atividades com jogos lógicos;
- 400 crianças e jovens beneficiadas diretamente com o uso dos jogos lógicos;
- Aquisição de kits de jogos lógicos para usufruto dos 6 centros comunitários parceiros .
Metodologia
Uma vez que os jogos lúdicos exercitam habilidades diversas – como concentração, observação, memória, organização mental, criatividade, domínio espacial, capacidade de antecipação e planejamento, de criação de estratégias, raciocínio geométrico, lógico e matemático, capacidade de lidar com a liberdade e com regras –, os educadores foram orientados a utilizar os jogos de modo a extrair as maiores contribuições que cada um pode oferecer.
A capacitação iniciou com um curso para formação de facilitadores de jogos lógicos, com duração de 20 horas, dirigida a 20 educadores que coordenaram as atividades nos centros comunitários.
Após a capacitação, os educadores realizaram momentos para uso dos jogos lógicos com as crianças, na maioria das vezes contando com o suporte da assessoria pedagógica do projeto.
Ações do projeto
- Mobilização, seleção de facilitadores, organização de atividades;
- Capacitação de facilitadores;
- Serviço de assessoria/monitoramento;
- Realização de tardes lúdicas;
- Registro do desenvolvimento das atividades resultados alcançados.