Anuncio

Publicada em 27/09/2016 Projeto realiza I Mutirão Digital na comunidade

Ação vai arrecadar alimentos não perecíveis a serem doados para uma instituição de caridade do local

Nos dias 27 a 29 de setembro, o Centro de Educação e Profissionalização (CEDEP), na comunidade do Boiadeiro, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA) receberá pela primeira vez o Mutirão Digital. Aberto à comunidade, os atendimentos do mutirão vão acontecer em dois horários (das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30) pelos alunos e professores de Help Desk do projeto Semente de Ciência. 

O Mutirão Digital é um evento pedagógico-profissionalizante multi e interdisciplinar com foco em Atendimento e Suporte Técnico em Informática. Assim, o público da comunidade que desejar ter seu computador ou notebook avaliados e restaurados pelos jovens técnicos precisam levá-lo ao local do evento e submetê-lo a um diagnóstico do problema e reparo.  O evento é aberto a todos e o acesso ao serviço é feito mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

Para a coordenação pedagógica do projeto Semente de Ciência, o objetivo é oferecer à comunidade serviços de manutenção preventiva, formatação e manutenção corretiva de microcomputadores e notebooks, além de desenvolvimento de atividade prática do módulo de manutenção e estrutura lógica sob supervisão dos professores responsáveis.

Além disso, o desenvolvimento da capacidade de lidar com situações reais do cotidiano de um suporte ao usuário (Help Desk), de identificar defeitos, realizar diagnóstico em computadores e solucioná-los são outros objetivos específicos do mutirão, além de aprimorar a habilidade a habilidade de comunicação (relação com o usuário), relação interpessoal (trabalho em equipe) e compreensão sobre a dimensão social do trabalho, ofertando seus serviços à comunidade.

Na ocasião, a ação ainda vai arrecadar os alimentos, que serão doados posteriormente para uma instituição de caridade da própria comunidade do Boiadeiro. A coordenação salienta que no caso de reparo não está incluída a troca de peças.

O projeto

O Semente de Ciência é uma iniciativa inserida na política pública do Estado da Bahia e realizada pela AVSI Brasil que pretende garantir um processo de desenvolvimento social, oportunizando qualificação profissional para jovens, residentes em comunidades caracterizadas pela vulnerabilidade social na cidade de Salvador, com idade de 16 a 24 anos, nas áreas de suporte ao usuário em informática (Help Desk) e construção civil, bem como reciclagem de professores e divulgação de ciência em municípios da Bahia.