“Eu nunca imaginei que aprender tecnologia e trabalhar em equipe pudesse mudar tanto a minha forma de ver o mundo.” A fala de Pedro Henrique, 14 anos, estudante de Betim (MG), resume a experiência vivida por alunos de escolas municipais de Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ) ao longo do Projeto Rota do Saber. No encerramento da primeira edição da iniciativa, os estudantes apresentaram soluções tecnológicas desenvolvidas a partir de desafios reais de suas escolas e comunidades.
Com idades entre 11 e 14 anos, os estudantes participaram de um percurso formativo de 100 horas que integrou educação STEM, metodologia maker e formação humana. O processo partiu das pessoas, e não da tecnologia, promovendo uma aprendizagem prática e conectada ao presente, na qual conhecimentos técnicos caminharam junto ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como cooperação, comunicação, autonomia e responsabilidade.
O Projeto Rota do Saber é promovido pela Stellantis e realizado pela AVSI Brasil, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação. A iniciativa se baseia na corresponsabilidade entre empresa, organizações da sociedade civil, poder público e escolas, ampliando o acesso à educação STEM de forma inclusiva e fortalecendo a rede pública de ensino nos territórios atendidos.

Durante as apresentações finais, os estudantes explicaram como identificaram problemas do cotidiano e transformaram essas questões em projetos práticos. Em Betim (MG), por exemplo, um grupo desenvolveu o SafeRiver, sistema inteligente de monitoramento do nível da água para apoiar a prevenção de enchentes em áreas de risco. Já o EcoBot Escolar surgiu da necessidade de melhorar a coleta seletiva dentro das escolas, promovendo educação ambiental por meio de soluções criadas pelos próprios alunos.
Outros projetos abordaram temas como segurança, mobilidade e acesso aos espaços escolares. O Porta Fácil propôs uma solução automatizada para facilitar o acesso seguro ao ambiente escolar; o BikeGuard utilizou sensores para alertar sobre possíveis furtos de bicicletas; enquanto iniciativas como a Sinalização Rural: Parar para Proteger e o Robocontrol, sistema de gestão automatizada do abastecimento hídrico, reforçaram a relação entre tecnologia, cidadania e território.
O Projeto Rota do Saber é uma iniciativa promovida pela Stellantis e AVSI Brasil, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana. O projeto amplia o acesso à educação STEM na rede pública, integrando formação técnica e humana por meio da metodologia maker. Com foco na aprendizagem no presente e em desafios reais dos territórios, o Rota do Saber fortalece a autonomia das escolas, investe na formação continuada de educadores e promove a corresponsabilidade entre empresa, poder público, organizações da sociedade civil e comunidades.