Anuncio

Quem somos

A AVSI Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária.

Certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), somos uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da parceria com a Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.

Nossa missão é tornar as pessoas, em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas.

De janeiro a dezembro de 2023, desenvolvemos 54 projetos, com o empenho de 667 colaboradores (média anual), beneficiando diretamente mais de 858 mil pessoas, com o investimento social de R$ 107 milhões em 9 temas transversais:

  • Água e Segurança Alimentar;
  • Cidades Inclusivas e Resilientes;
  • Emergências;
  • Energia e Ambiente;
  • Justiça e Prevenção da Violência;
  • Migração e Refúgio;
  • Parcerias Multissetoriais;
  • Socioeducacional;
  • Trabalho e Crescimento Econômico.

Para realizar as iniciativas, a AVSI Brasil constrói alianças com três tipologias de parceiros e financiadores: empresas, setor público e organizações da cooperação internacional.

Atualmente, contamos com colaboradores em 11 estados (Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo) e no Distrito Federal.

Princípios metodológicos

Centralidade da pessoa

A pessoa está no centro de todas as nossas ações, nunca definida pelas circunstâncias em que vive, mas sempre valorizada pelo seu potencial.

As iniciativas que implementamos visam responder adequadamente ao desenvolvimento integrado e integral da pessoa, não limitado a soluções técnicas, mas baseado em uma visão subjacente do homem, da sua liberdade, do seu valor, da sua abertura ao transcendente.

Partir do positivo

Cada pessoa ou comunidade representa uma riqueza e apresenta um patrimônio. É preciso valorizar o que construíram – suas histórias e relações –, ou seja, o tecido social e o conjunto de experiências que constituem sua vida.

Fazer com

Buscamos construir relações de confiança entre as partes envolvidas nos projetos, valorizando o diálogo e a participação.

O envolvimento das pessoas nas ações é fundamental para a realização dos projetos, porque o desenvolvimento é concebido como o movimento de sujeitos ativos e livres que, com responsabilidade, atuam para o crescimento individual e social, por meio de suas formas associativas presentes no território.

Parceria

Envolvemos diversos atores, sujeitos e instituições. Dessa forma, é possível enfrentar uma multiplicidade de situações e problemas sociais, realizar um elevado número de atividades, responder às necessidades encontradas e alcançar uma pluralidade de benefícios, fazendo bom uso de recursos disponíveis.

A parceria é uma ocasião para o crescimento de todos: colaboradores, beneficiários, parceiros e financiadores.

Desenvolvimento de organizações da sociedade civil e subsidiariedade

Favorecemos a capacidade associativa e estabelecemos a ponte com o poder público para o apoio de iniciativas locais.

Atuamos para reconhecer, valorizar e estimular a constituição de associações locais e de um tecido social rico em participação e corresponsabilidade. Essas organizações são propulsoras do crescimento de suas comunidades, porque estão engajadas em buscar respostas para as necessidades encontradas. O direito de cada pessoa à liberdade de associação e de iniciativa se revela, na experiência, uma poderosa força de mudança.