Anuncio

Rede AVSI América Latina realiza primeiro encontro de 2023

A Fundação AVSI, por meio de seu escritório regional para a América Latina, promoveu o 1º encontro em 2023 dos Membros Fundadores e aliados da região. Foram três momentos de intercâmbio de forma virtual, nos dias 20, 27 e 28 de março, onde participaram representantes das organizações da sociedade civil e sem fins lucrativos: ACDI, AVSI Brasil, CDM, CESAL, Crecemos Dijo, CREN, Fundación Domus e Fundación Sembrar, representantes nacionais das afiliadas da Fundação AVSI no Equador, México e Peru, representantes da AVSI México A.C. e AVSI Venezuela, assim como membros da AVSI USA e também da sede em Milão.

Essa primeira reunião permitiu visualizar a capacidade das organizações parceiras da Rede AVSI na América Latina, que durante o ano de 2022 fizeram um investimento social de quarenta milhões de dólares (US$ 40 mi), onde 95 projetos foram executados, beneficiando diretamente 861.144 pessoas em 12 países da região: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, El Salvador, Haiti, Honduras, México, Paraguai, Peru e República Dominicana. Tiveram a oportunidade de compartilhar seus balanços de 2022, os objetivos de 2023, os resultados esperados.

Nesse momento também foi possível demostrar os elementos de valor e desafios que essas organizações enfrentam em suas atividades. Foi evidenciado um reforço em várias áreas de cooperação: mudanças climáticas e ambiente, energia, água, educação, formação e inserção laboral, desenvolvimento urbano e sustentabilidade territorial, agricultura, segurança alimentar, justiça e prevenção da violência e migração. Tudo sob o viés de parceria para o desenvolvimento sustentável.

Composta por diferentes organizações, movidas pelo mesmo ideal, a Rede AVSI América Latina consegue ter uma visão inovadora da região e a possibilidade de dar uma resposta original e criativa às necessidades locais, sem perder a conexão com o contexto global, sendo assim mais eficiente na sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Em meados de junho deste ano, o 2º encontro será realizado em São Paulo, Brasil, presencialmente, com o objetivo de fortalecer a estratégia da Rede na região.