Anuncio

Representante da União Europeia visita Secretaria de Justiça Social

Visita teve como tema central o projeto Semeando Ciência do Pacto Pela Vida

Na quinta-feira, 1º de setembro, em visita a Bahia, o ministro conselheiro e chefe da Seção de Cooperação da Delegação União Europeia no Brasil, Thierry Dudermel, participou de uma reunião com a Coordenação de Políticas para a Juventude (Cojuve), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Na reunião, além do representante da Delegação e do coordenador Jabes Soares, também estiveram presentes a assessora especial da SJDHDS, Luciana Santos, e representantes de outras secretarias como de Política para Mulheres, Educação, Relações Institucionais e Promoção da Igualdade Racial. As secretarias e a União Europeia são parceiras no Programa Semeando Ciência no Pacto Pela Vida, executado pela AVSI Brasil.

Durante a reunião, foi passado o relatório com informações sobre números de beneficiados, metodologia do trabalho, como são contempladas as comunidades, da perspectiva em abrir novas turmas e dos resultados com a possibilidade real de ingressar esses jovens no mercado de trabalho, a exemplo do depoimento do jovem Danilo Souza, ex-aluno da 1ª turma do curso Suporte ao usuário de informática – HelpDesk, e morador de Fazenda Coutos.

O programa mudou a minha vida. Sem perspectivas do que fazer, o curso me deu um horizonte, me possibilitou obter um conhecimento. Hoje estou trabalhando na área, com carteira assinada, sou professor de informática avançada. Além de me instruir a ser um cidadão exemplar, com princípios éticos e morais”, declara Danilo.

Para Thierry, o depoimento do ex-aluno só confirma a importância desta parceria. “Após essa apresentação e ler o depoimento de um formando agradecendo à equipe por estar trabalhando na área, tenho a convicção que foi uma decisão acertada da União Europeia em abraçar esse projeto. O Semeando Ciência, além de dar uma formação técnica aos jovens em situação de vulnerabilidade social, proporciona a inclusão deles no mundo profissional. E para nós (Delegação da União Europeia) é gratificante participar de projetos que dão perspectiva de vida”, pontua.

Em seguida, em companhia do chefe de gabinete da SJDHDS, Kívio Dias, a comitiva realizou uma visita à comunidade de Águas Claras, que receberá o projeto na próxima etapa. No local, Thierry pôde conhecer a realidade em que esses beneficiários estão inseridos e também a estrutura da Base Comunitária, onde o curso será instalado.

Kívio ressaltou a importância em dar continuidade ao projeto. “O programa Semeando Ciência é sinônimo de semear oportunidades. O jovem que frequenta o curso tem uma nova pespectiva de inclusão social. Ele adquire novos conhecimentos, tem chances de ser inserido no mercado de trabalho, quando não invereda para o mundo do empreendedorismo, sendo estimulado a abrir o próprio negócio”, afirma.

Semeando Ciência no Pacto pela Vida

Iniciativa inserida na política pública do Estado da Bahia, desde 2013, a partir de financiamento do Programa Atores Não Estatais e Autoridades Locais da União Europeia. O projeto está previsto em convênio firmado entre a Secretaria de Justiça Social e a AVSI Brasil.

O projeto oferece formação profissional nas áreas de tecnologia da informação (Suporte ao usuário de informática – HelpDesk) para jovens em situação de vulnerabilidade social. O Programa atende jovens, que tenham entre 15 e 29 anos, com renda familiar mensal per capita até ½ salário mínimo e que estejam matriculados em escola pública. 

Fonte: Ascom SJDHDS