Anuncio

Representantes da IE Garanhuns visitam atividades de projeto

A visita permitiu ver de perto a mudança na vida das pessoas que participam da iniciativa

O projeto de Segurança Alimentar para o Semiárido de Pernambuco recebeu, nesta terça-feira (07), uma visita muito esperada pelos agricultores beneficiados e pela equipe técnica da AVSI Brasil. O diretor administrativo-financeiro, Ismael Gomes, e o gerente financeiro, Fernando Ferreira, ambos do empreendimento Interligação Elétrica Garanhuns (IE Garanhuns), estiveram no município de Jupi (PE) para conhecer as atividades do projeto e conversar com os agricultores.

O momento foi uma importante oportunidade para avaliar in loco o andamento do projeto e conhecer os benefícios da iniciativa. A oficina de Segurança Alimentar, realizada no Sítio Mulungu, em Jupi, foi a primeira oportunidade de trocar informações. Ao se apresentar, Ismael Gomes perguntou aos agricultores: “Estão gostando do projeto?”, os participantes acenaram afirmativamente e um deles, ao fundo, completou: “Está só começando. Vai melhorar muito mais”.

A esperança é o sentimento visto no rosto e na fala das pessoas sobre o sistema bioágua, o quintal produtivo e os ensinamentos sobre alimentação saudável. Juraci Firmino dos Santos, agricultor que mora no assentamento rural Pereiro I, em Lajedo (PE), é um exemplo disso. A propriedade dele fica bem próxima à linha de transmissão da IE Garanhuns e foi contemplada  com o projeto. O agricultor explicar que através do sistema haverá um aumento da produção, então ele poderá vender parte do que será colhido na feira.  “Meu quintal produtivo chama atenção de tão verde e sortido. Tem rúcula, coentro, pimentão, beterraba, feijão e milho”, afirma Juraci.

As novas perspectivas também estão nos planos do agricultor José dos Santos, morador do Assentamento Pereiro I. “Eu já posso vender o feijão na feira livre. O preço está mais baixo agora por causa do tempo. O feijão dá uma coisinha a mais no verão”, planejou ao mostrar o seu quintal. Com o bioágua, José dos Santos poderá irrigar seu quintal produtivo e garantir alimentos e renda para sua família o ano inteiro.

Esse fortalecimento para a agricultura familiar é muito importante não só para os agricultores, mas também para a economia social. De acordo com Fábio Pereira, Técnico em Agroecologia da AVSI Brasil, a agricultura familiar é responsável por alimentar 83% da população brasileira.

Esse novo cenário de perspectivas tem gerado surpresas até para quem acompanha o projeto por meio de comunicações. “É muito diferente conhecer in loco do que apenas por meio de relatório. Parabéns a todos”, exclamou Ismael Gomes.

Os agricultores agora querem contagiar mais pessoas. “Essa troca de conhecimento e de sabedoria é muito importante. Muitos agricultores podem estar pensando em sair da sua área por outro estado. Essa experiência pode ajudar a perceber que é possível viver na nossa região com qualidade de vida”, relatou o agricultor Valdir Luiz Severino dos Santos, do Sítio Cruz, Garanhuns (PE).

O projeto de Segurança Alimentar para o Semiárido de Pernambuco é fruto da parceria entre IE Garanhuns e a AVSI Brasil, com recursos do BNDES, da ISA CTEEP e da CHESF. A iniciativa tem contagiado agricultores, equipe técnica e, agora, uma das empresas financiadoras e tem demonstrado que vale enfrentar os desafios em nome do desenvolvimento sustentável das pessoas.