Anuncio

Retorno seguro às escolas é tema de webinário para profissionais de educação de Minas Gerais e Pernambuco

O encontro online marcou o início da segunda fase do projeto Resposta à COVID-19 no Semiárido Brasileiro

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a AVSI Brasil realizaram, no último dia 15, o Webinário de Introdução à Capacitação Técnica para professores, gestores escolares e demais profissionais de educação. O evento online contou com a participação de 159 pessoas de oito municípios dos estados de Minas Gerais e Pernambuco, e marcou o início das atividades da segunda fase do projeto Resposta à COVID-19 no Semiárido Brasileiro.

O projeto Resposta à Covid-19 no Semiárido é parte da estratégia do UNICEF para resposta à pandemia no Brasil, que visa garantir a continuidade dos serviços essenciais às crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação, higiene e proteção em territórios mais vulneráveis. Em sua primeira fase, o projeto alcançou 295 escolas e 69 unidades básicas de saúde de 39 municípios no Ceará, Bahia e Pernambuco. Agora, serão contempladas 125 escolas de 10 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

O webinário foi mediado pela chefe do Escritório do UNICEF em Salvador, Helena Oliveira, e contou com a participação de Renata Oliveira, especialista da Accenture, parceira estratégica do projeto.  “A partir deste encontro, vamos estreitar as relações com a comunidade escolar dos municípios atendidos pelo projeto e detalhar o escopo das formações que nos esperam em 2022. A nossa proposta é orientar a gestão municipal e a comunidade escolar sobre como promover um retorno seguro às aulas e uma convivência protegida nas escolas, garantindo o direito à educação de crianças e adolescentes”, avaliou Helena Oliveira.

As orientações foram apresentadas por Rodrigo Resende, oficial de Água, Saneamento e Higiene (WASH) do UNICEF Brasil; Vanessa Alonso, gerente Especial da AVSI Brasil; e Cynthia Ramos, coordenadora de Emergências do UNICEF Brasil. “Muitas escolas estão se preparando para o retorno seguro às aulas, algumas em modelo híbrido, outras 100% presencial. A nossa proposta é oferecer a esses profissionais acesso a informações confiáveis e de qualidade para que toda a comunidade escolar possa se sentir segura e capacitada para o retorno às aulas”, afirmou Vanessa Alonso.

A iniciativa prevê capacitação para os profissionais de educação dos municípios contemplados nessa segunda fase. Os cursos, com carga horária de três horas, incluem orientações técnicas sobre higiene das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento social, limpeza do ambiente escolar, gestão das águas, dos resíduos e esgotos sanitários nas escolas, e coordenação escolar. As escolas contempladas receberão ainda kits de higiene (sabonetes, álcool gel, máscaras, entre outros itens) e materiais de comunicação. 

Os profissionais de educação, ou membros da comunidade escolar, que quiserem colaborar com o retorno seguro às aulas, podem acessar os materiais pedagógicos disponibilizados na página do UNICEF unicef.org.br/brazil/reaberturasegura-das-escolas, como também preencher o formulário de avaliação das condições de infraestrutura da  unidade escolar pesquisas.buscaativaescolar.org.br.

Saiba mais em: www.unicef.org.br