Anuncio

Revitalizar 6: conexões naturais e inclusão social em oficinas de plantio e compostagem

Experiência de beneficiários do Projeto Revitalizar 6 em Belo Horizonte inspira reflexões sobre cuidado ambiental e humano.

Por: Tayna Silva

Setembro traz o Dia da Árvore, data para refletir sobre a importância de preservar o meio ambiente e reconhecer como a vida floresce quando há cuidado. No Brasil, onde a biodiversidade é um patrimônio e também um desafio de preservação, a data ganha novos significados quando se conecta a iniciativas que unem cuidado ambiental e inclusão social. É nesse contexto que a experiência de beneficiários do Projeto Revitalizar 6 em Minas Gerais, ganha ainda mais significado.

Sete participantes encaminhados pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais participaram da capacitação complementar “Conexões Naturais: Circuito de Percepção Ambiental e Oficinas de Plantio e Compostagem”. A atividade, realizada no Centro de Educação Ambiental PROPAM, por equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte, promoveu contato direto com a biodiversidade local e ofereceu  oficinas de plantio e de confecção de mini composteiras domésticas a partir da reutilização de resíduos.

Além do conhecimento ambiental, o projeto proporciona momentos de compartilhamento de vivências entre beneficiários, o processo de ressignificação das experiências e a busca de novos caminhos. “Revitalizar, assim como nos ensina a natureza, é “tornar a vitalizar; insuflar nova vida ou novo vigor!” explica, Isabella Casadei, gerente do projeto.

Para Adonias, beneficiário do projeto, a capacitação abriu espaço para novas perspectivas: “Escolhi estar aqui, não só porque tenho que cumprir uma pena, mas porque eu gosto de aprender. Eu estudei até a 2ª série, mas sou muito inteligente, porque eu tenho curiosidade. Eu vou levar essas coisas que aprendi para a minha casa. Isso aqui pra mim é sensacional, porque eu gosto muito de plantas e de estar na natureza. Um dia ainda vou estar ali, como um instrutor”, contou

Para Ana Cordeiro – Bióloga e Analista de Políticas Públicas do CEA PROPAM a atividade teve um significado ainda maior, entender que todo ser humano é um bem: “Foi uma atividade especialmente gratificante, que me ajudou a romper preconceitos e a entender cada um como um ser complexo, com suas trajetórias, fortalezas e fraquezas, que fazem parte de qualquer ser humano.”

Para Ana, o tema da capacitação traduz um princípio essencial: “Significa se misturar com a natureza, entendendo que somos parte inerente desse sistema a que chamamos vida. É desenvolver o amor e o cuidado por todas as formas de vida, onde quer que estejam.”

Essa experiência, segundo Ana, não se limita à relação com a natureza, mas também inspira a forma como nos relacionamos com as pessoas. É nesse ponto que Sebastião, participante do projeto, reforça a continuidade do aprendizado, mostrando como os princípios vivenciados na capacitação se refletem na prática cotidiana.

“Eu gosto muito de fazer parte do projeto, porque quando eu estou prestando o serviço no parque, eu fico satisfeito de ver as coisas limpinhas e também de receber elogios da equipe. Já plantei mudas e sementes que levei para o meu quintal. Quero participar de outras atividades e agradeço a todos por esta oportunidade”, destacou Sebastião.

A iniciativa integra um conjunto de ações do Revitalizar, executado pela AVSI Brasil em parceria com o TJMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, com foco na responsabilização e no fortalecimento de novos caminhos de vida. O projeto, que está em sua 6ª edição, desde 2018, alia inclusão social e cuidado ambiental, promovendo justiça e prevenção da violência.  Nesta etapa do projeto, serão capacitados 40 beneficiários nos cursos complementares e 250 nas formações iniciais para Agente Ambiental até março de 2026.

A atividade está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ligados à vida terrestre (ODS 15) e à paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16). Para a AVSI Brasil, o fortalecimento humano e o cuidado com o ambiente caminham juntos: cada pessoa é um bem, e cada árvore plantada é também uma oportunidade de transformação.