Anuncio

Roraima: AVSI Brasil participa do 3º Encontro Regional do ICLEI

A instituição foi representada pelo projeto Boa Vista Acolhedora e os participantes do evento visitaram o centro de compostagem CETRO-BV

A AVSI Brasil apresentou sua atuação em Roraima, por meio do projeto Boa Vista Acolhedora, na mesa redonda de tema “Educação e Cultura como fatores de integração frente às dinâmicas populacionais”, durante o 3º Encontro Regional do ICLEI – Governos Locais Pela Sustentabilidade na Amazônia. 

Os participantes do evento conheceram, em visita técnica, o Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos (CETRO-BV), uma experiência de economia circular e inclusiva fomentada pelo projeto Boa Vista Acolhedora no município de Boa Vista/RR. “O CETRO-BV faz o processo de decomposição controlada de resíduos orgânicos, transformando-os em adubo orgânico. Por meio de formações em economia circular e agroecologia, promovemos educação ambiental para quem participa do projeto”, contou Gabriela Andrade, gerente especial do Boa Vista Acolhedora.

A compostagem diminui a produção de gases do efeito estufa, que acumulam energia solar e aumentam a temperatura do planeta, resultando em uma iniciativa eficaz no combate às mudanças climáticas. Até fevereiro de 2024, foram recebidas cerca de 200 toneladas de resíduos orgânicos (alimentares e podas de árvores urbanas) no CETRO-BV. Esse material é transformado em adubo de alta qualidade para a agricultura familiar local.

“Trazer visibilidade para o que fazemos na nossa cidade é um dos caminhos para inspirar e influenciar pessoas de todo o Brasil e o mundo a terem mais cuidado e consciência com o planeta. Iniciativas como a usina de energia solar, o Bosque dos Papagaios e Centro de Compostagem aproveitam os resíduos de forma adequada, gerando benefícios ambientais, econômicos e sociais também”, contou Alexandre Santos, secretário municipal de Meio Ambiente e coordenador regional Norte do Fórum CB27.

Projeto Boa Vista Acolhedora

O projeto busca fomentar o desenvolvimento equitativo, regenerativo e inclusivo na região da Amazônia Legal e apoiar empreendimentos econômicos solidários sustentáveis em um processo de economia circular das cadeias de resíduos orgânicos e agricultura familiar na cidade de Boa Vista-RR. A iniciativa é implementada pela AVSI Brasil, em conjunto com a Fundação AVINA e EARA, financiada pela União Europeia, com apoio da Fundação Banco do Brasil. Tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Operação Acolhida (OPA) e o Pacto Global – Rede Brasil.

Sobre o ICLEI

Sigla para International Council for Environment Initiatives (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais, em tradução livre), o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, contribui com políticas de sustentabilidade e impulsiona ações locais para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. O ICLEI América do Sul conecta seus mais de 100 governos associados em oito países.