Anuncio

Saúde mental, álcool e outras drogas são temas do 13º Encontro Formativo

O evento ajudou a desmistificar o preconceito com a saúde mental e possibilitou aprender quais e onde estão os serviços oferecidos à população

O projeto Camaragibe Melhor realizou, nesta terça-feira (28), o seu 13º Encontro Formativo. O evento, no auditório da prefeitura de Camaragibe (PE), contou com a participação de mais de 46 representantes de secretarias, da prefeitura, de organizações da sociedade civil, do conselho tutelar, órgão público estadual e da AVSI para discutir sobre Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

A coordenadora de saúde mental de Camaragibe, Gabriela Paixão, elogiou a iniciativa do projeto e falou sobre a importância dos munícipios saberem da existência da rede psicossocial da saúde mental, seu funcionamento e indicar que a população não está desassistida e podem recorrer aos serviços de urgência e atendimento a população de rua também. “É necessário desmistificar o preconceito com a saúde mental, pois existe a possibilidade de reinserção social do usuário na comunidade”, explicou.

O entendimento sobre essa área é fundamental para melhorar a vida da população, compreender os casos e fazer os devidos encaminhamentos. De acordo com os palestrantes, existem atualmente os serviços de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que atende a pessoas com transtorno mental, CAPS Álcool e Drogas (AD), geração de renda para esse público e o consultório na rua, além da abordagem do CAPS in loco.

Para a Técnica Social da AVSI, Danielle Luna, a grande problemática das comunidades atualmente é o envolvimento dos adolescentes e jovens com as drogas e o tráfico. Os representantes resistem em levar as denúncias para os órgãos competentes com medo de represália. “Uma alternativa que surge por meio do serviço de matriciamento dos CAPSs é quando a unidade se desloca para o local de moradia do paciente e, além de fazer o atendimento devido, o sensibiliza para aderir ao tratamento em uma unidade referenciada”, ponderou Luna. 

As técnicas do consultório na rua da Secretaria de Saúde, Plácida Magalhães, Alexsandra Castanha e Laeuci Souza, afirmam que, mesmo com tratamentos específicos, os serviços têm objetivos comuns: a busca pela autonomia, inserção social, melhoria da qualidade de vida, reabilitação psicossocial, exercício da cidadania e envolvimento da comunidade e família para reinserção dos pacientes.

O Encontro formativo é uma das ações do Projeto Camaragibe Melhor e busca fortalecer instituições sociais do município para que essas possam potencializar suas ações no território. O Projeto Camaragibe Melhor é uma realização da Fundação AVSI com a AVSI Brasil, tem o financiamento da União Europeia, e conta com o Governo do Estado de Pernambuco e o Governo Municipal de Camaragibe como associados.