Anuncio

Seminário discute projetos integrados de urbanização

Projeto Comunidade Viva foi o centro das discussões

A Fundação AVSI, no âmbito do projeto Projeto Comunidade Viva, financiado pela União Européia, organizou na tarde de quarta-feira (29/06), na cidade de Olinda, um seminário com a finalidade de discutir experiências de desenvolvimento urbano integrado realizadas no Estado de Pernambuco, frutos de parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil. O Seminário com o titulo “Uma Experiência de Desenvolvimento Urbano Integrado em Pernambuco – Projeto Comunidade Viva”, reuniu mais de 200 pessoas entre gestores públicos, sociedade civil e população.

Dando início à solenidade, o prefeito Renildo Calheiros comentou sobre a importância de eventos que tratam do desenvolvimento integral da pessoa. “O Brasil passa por um período de grande crescimento econômico e urbano. Entretanto, áreas como as da educação, saúde e saneamento básico ainda precisam avançar. Por isso, é importante apoiarmos iniciativas como as da Fundação AVSI, ONG CDM e tantas outras instituições que se esforçam para mudar essa realidade social”, afirmou.

Durante o evento, os palestrantes do Ministério das Cidades, da Secretaria Estadual das Cidades, da Secretaria de Obras do Município de Olinda, do Banco Mundial, da União Européia, da Fundação AVSI, apresentaram experiências e desafios do desenvolvimento de pessoas que moram no espaço urbano. Foi destacada a experiência do Projeto Comunidade Viva, que integrou com ações de desenvolvimento social, em particular nas áreas de fortalecimento da sociedade civil e trabalho e renda, os programas de urbanização de favelas PROMETROPOLE e PAC, com a intenção de divulgá-la contribuindo com o repertório de metodologias para o desenvolvimento integrado em larga escala.

De acordo com o diretor da AVSI no Brasil, Fabrizio Pellicelli, “O objeto do desenvolvimento é a pessoa e que, para ser autêntico, precisa ser integral, ou seja, tem como horizonte a tentativa de responder às necessidades de cada homem. O nosso próximo desafio será ampliar a experiência do Projeto Comunidade Viva para que outras comunidades consigam transformar a própria realidade”, salientou.

Na ocasião, a estudante Amanda Suellen agradeceu a oportunidade emocionando a todos os presentes com o seu depoimento. “O curso superou as minhas expectativas. No começo foi difícil superar tanto preconceito. Mas, no decorrer do curso consegui superar as dificuldades e amadureci profissionalmente. Sou muito grata pela oportunidade que me foi dada e torço para que outros jovens tenham a mesma oportunidade”, comentou.

O seminário foi realizado pela Fundação AVSI, em parceria com o Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Olinda, a ONG CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana e a União Européia.