Anuncio

Série de eventos sobre integração de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil tem encerramento em Boa Vista (RR)

Os encontros apresentaram resultados da integração socioeconômica promovida pelo projeto Acolhidos por Meio do Trabalho nos últimos três anos

A AVSI Brasil realizou três eventos públicos em Salvador (BA), Brasília (DF) e Boa Vista (RR) para divulgar os resultados da pesquisa científica sobre a avaliação de desempenho do projeto Acolhidos por meio do Trabalho nos últimos três anos. Intitulado “Seminário: Estudo de avaliação da integração local de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil”, os encontros reuniram representantes do Governo Federal, instituições parceiras e organismos internacionais para debater e difundir o tema refúgio e migração no país.

A pesquisa apresentada é assinada pela empresa Pólis Pesquisa e, dentre outros dados, apresenta que de 2019 até este ano, o projeto Acolhidos promoveu a interiorização de 3.360 refugiados e migrantes venezuelanos, sendo que 1.329 indivíduos foram integrados com emprego regular. Além disso, também realizou 147 processos de interiorização por vaga de emprego sinalizada, envolvendo 86 empresas. 

Salvador (BA)

Salvador recebeu o primeiro evento no dia 30 de novembro. Na cidade, o encontro foi realizado em parceria com a Universidade Salvador (UNIFACS), instituição engajada na temática Refúgio e Migração.

O encontro contou com as boas-vindas de Danúbia Leal, representante da Unifacs e reuniu o representante do ACNUR no Brasil, Davide Torzilli, a diretora do Instituto de Migração e Direitos Humanos (IMDH), Irmã Rosita Milesi, a diretora técnica da Pólis Pesquisa, Bertha Maakaroun e o presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli.

Brasília (DF) 

Em Brasília, o evento aconteceu em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que também atua em projetos sociais e concedeu em comodato gratuito o espaço que sedia o Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano.

As boas-vindas foram dadas pelo Secretário Geral da CNBB, Bispo Dom Ricardo Hoepers e contou com a presença da representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Bárbara Cravos, a Oficial Sênior de Projetos da OIM, Michelle Barron, o representante no Brasil da ACNUR, Davide Torzilli, a diretora do Instituto de Migração e Direitos Humanos, Irmã Rosita Milesi e o presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli. 

Boa Vista (RR) 

Já no dia 12 de dezembro, o último seminário foi realizado em Boa Vista (RR). O encontro teve como público os colaboradores da AVSI Brasil, ACNUR, OIM e instituições parceiras que atuam no âmbito da Operação Acolhida – resposta humanitária do Governo Federal direcionada ao atendimento de refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima.

A mesa do evento contou com a presença do General Helder Braga, Coordenador Operacional da Operação Acolhida e Comandante da Força-Tarefa Logística e Humanitária do Governo Federal, da atual chefe do escritório do ACNUR em Boa Vista, Sara Angheleddu, do coordenador de ações de interiorização e integração econômica da OIM, Daniel Pereira, do coordenador do projeto Acolhidos por meio do Trabalho, Petrick  Costa, e o presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli.

Por fim, a série de eventos públicos demonstrou em dados tangíveis o resultado dos esforços de todos os envolvidos no processo de integração local de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil. Mais que números, o estudo traduz o desenvolvimento de cada beneficiário alcançado pela iniciativa.

O projeto Acolhidos por Meio do Trabalho

O projeto Acolhidos por Meio do Trabalho é fruto da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos, com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos. Conta também com o apoio institucional do Governo Federal, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Rede Brasil do Pacto Global e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.