Anuncio

Terceiro percurso formativo do Projeto Libélula é inaugurado na APAC Feminina de Itaúna (MG)

"Evento reforça a parceria entre AVSI Brasil e APAC e fortalece o compromisso do Projeto Libélula com a ressocialização de mulheres privadas de liberdade"

No dia 26 de fevereiro, a APAC Feminina de Itaúna-MG foi cenário da inauguração do terceiro percurso formativo profissionalizante do projeto Libélula, uma iniciativa da AVSI Brasil. O evento contou com a participação de representantes da FBAC, membros da AVSI Brasil e, principalmente, das recuperandas que participarão das formações propostas pelo projeto.

A mesa solene foi composta por Ana Paula Meireles Philippi, coordenadora do projeto Libélula; Déborah Amaral, gerente-geral da AVSI Brasil em Minas Gerais; Peter Gabriel Gonçalves de Andrade, presidente da APAC Feminina de Itaúna; Robson José da Silva, gerente-geral das APACs de Itaúna; Carlos Henrique Souza, inspetor de metodologia da FBAC; e Ari de Jesus Soares Pereira, diretor de Gestão e Controle da FBAC.  Os membros da mesa compartilharam palavras de incentivo à participação das recuperandas durante todo o percurso formativo.

Duas recuperandas que participarão do terceiro percurso formativo também deram testemunhos emocionantes, expressando suas expectativas, agradecendo pela oportunidade e encorajando as demais participantes a dedicarem-se ao curso. A solenidade foi seguida por um coffee-break oferecido pela APAC anfitriã, promovendo a interação entre as recuperandas e os convidados presentes.

“Entendemos que essas ocasiões representam oportunidades ímpares de convivência para as recuperandas, demonstrando-lhes a importância conferida às formações profissionalizantes no âmbito do cumprimento de pena por outras pessoas, inclusive autoridades”, afirma Ana Paula Phillipi, consultora em Direitos Humanos do projeto Libélula pela AVSI Brasil.

O projeto Libélula

Inserido no eixo “justiça e prevenção da violência”, o projeto Libélula busca ampliar as ferramentas de capacitação para mulheres em situação de privação de liberdade, contribuindo para a ressocialização e redução da superlotação carcerária.  A iniciativa também está relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 5 – Igualdade de Gênero. O projeto é parte de um conjunto de iniciativas que serão realizadas ao longo de dois anos, culminando em seis percursos formativos, cada um celebrado com um evento semelhante ao ocorrido em Itaúna.

A AVSI Brasil, comprometida com a causa apaqueana desde 2011, reforça seu papel de apoio aos projetos de ressocialização, promovendo mais de 10 cursos de qualificação em diferentes áreas para recuperandos das APACs. O projeto Libélula destaca-se por sua abordagem de “fazer com”, valorizando o diálogo e a participação de todas as pessoas envolvidas.

A iniciativa fortalece o compromisso da AVSI Brasil com as beneficiárias finais e consolida parcerias com instituições como a FBAC, APAC e Tribunal de Justiça de Minas Gerais, para promover efetivamente os direitos humanos das pessoas privadas de liberdade no Brasil. O evento destaca a importância de celebrar a conclusão dos percursos formativos, marcando um passo significativo na jornada de ressocialização das mulheres envolvidas no projeto Libélula.