Anuncio

Universidade federal irá oferecer curso gratuito de informática para refugiados e migrantes, em Chapecó (SC)

Iniciativa será realizada a partir de uma parceria entre a UFFS e AVSI Brasil, que implementa o projeto Acolhidos por meio do trabalho

Um curso gratuito de Informática Avançada, programação e web, será realizado para refugiados e migrantes venezuelanos que vivem na cidade de Chapecó (SC). A ação é uma parceria entre a AVSI Brasil e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó.

A iniciativa é promovida pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil, que atua com capacitações técnicas e profissionalizantes para venezuelanos que estão abrigados em Roraima, além de realizar interiorizações pelo trabalho para outras localidades, onde há vagas com empresas parceiras. 

De acordo com Êmily de Amarante Portella, coordenadora local do escritório da AVSI Brasil, em Santa Catarina, serão abertas 35 vagas, com prioridade para atender refugiados e migrantes venezuelanos, que são o público-alvo do projeto Acolhidos, porém a inscrição é aberta para pessoas de qualquer nacionalidade. “Se houver vagas remanescentes, serão disponibilizadas para pessoas de outras nacionalidades que tiverem realizado a inscrição até o início das aulas”, esclarece”.

Sobre o curso 

O curso terá duração de três semanas, com aulas sempre aos sábados, no horário matutino, das 10h às 12h. O início está previsto para o dia 19 de novembro e o encerramento será no dia 3 de dezembro de 2022. Ao final do curso, o aluno que apresentar 100% de aproveitamento, ou seja, que assistir as três aulas (sem faltas), receberá um certificado com validade para todo o território brasileiro. 

A metodologia aplicada compreende noções avançadas de programação e web.  As aulas serão ministradas por professores da empresa júnior Fronteira TEC, da UFFS, e serão realizadas de modo presencial, no campus de Chapecó, prevendo distanciamento adequado entre os participantes.  

Pessoas interessadas e participar, devem fazer a inscrição através do link www.is.gd/InformaticaPROweb, até o dia 18 de novembro. As inscrições estão abertas para pessoas com idade superior a 18 anos.

O projeto 

O Acolhidos por meio do trabalho é implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos EUA (PRM).  O projeto visa fortalecer as ações da Operação Acolhida – força tarefa humanitária liderada pelo Governo Federal e conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global. 

Segundo a gerente do projeto Acolhidos por meio do trabalho, Thais Braga, o estado de Santa Catarina é um dos lugares que mais recebe refugiados venezuelanos que migram para o Brasil em busca de oportunidades de trabalho. “Em três anos de atividades, nosso projeto já interiorizou 2.226 refugiados venezuelanos que estavam nos abrigos de Roraima, para outros estados. Deste número, 1339 foram para o estado de Santa Catarina, com 587 contratações formais. Isso se dá pelo grande número de indústrias e empresas na região e que têm alta rotatividade nas suas contratações e muitas vezes não contam com mão de obra local. Por isso entendemos que também é muito importante garantir capacitações para este público, pois muitas vezes eles não conseguem validar seus diplomas e certificados, o que os impede de uma colocação no mercado de trabalho formal”, explica a gerente.