Anuncio

Voluntários da rádio comunitária “La Voz de los Refugiados” participaram como palestrantes no curso de jornalismo humanitário

Duas voluntárias da rádio compareceram com a Analista de Comunicação para apresentar o trabalho do projeto no Centro Amazônico de Fronteiras.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Curso de Comunicação Social promoveram, entre os dias 08 e 09 de novembro, o curso de Jornalismo Humanitário para capacitação e incentivo de debate crítico entre os alunos de jornalismo da Universidade Federal de Roraima.

O encontro ocorreu no formato híbrido, sendo presencialmente no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) e transmissão ao vivo para universidades do nordeste que estão integradas na Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Assuntos centrais da reunião foram educação midiática, refúgio, migração, direitos humanos e desinformação.

Dentre os convidados para compor os expositores do curso está a Rádio La Voz de los Refugiados, projeto implementando pela AVSI Brasil em parceria com ACNUR e o governo de Luxemburgo. Sendo representados pela Analista de Comunicação Paola Campos e duas voluntarias da rádio: Leona Griffith e Yuliana Manzabel.

Na apresentação do projeto de rádio, a Analista de Comunicação explicou a dinâmica de atividades estabelecidas pela rádio comunitária e a importância que o projeto tem no combate à desinformação presente entre migrantes e refugiados “Arádio é a principal ferramenta de comunicação e compartilhamento de informação honesta, oportuna e acessível dentro dos abrigos da Operação Acolhida, e é baseada em uma abordagem de engajamento da comunidade para identificar dúvidas e fornecer informações relevantes para migrantes e refugiados”.

Yohanna Menezes, estagiaria da rádio e estudante de jornalismo, conta que a realização de cursos com esse tipo de temática é importante na capacitação e formação de profissionais mais humanizados e preparados para lidar com públicos específicos “Acredito que nós, enquanto estudantes em formação, é essencial ter contato com esse tipo de temática para, enquanto profissionais, oferecer uma melhor visão da realidade que ajudamos a construir, principalmente como formadores de opinião e narrativas. Assim, assumimos um papel importante de ajudar essas minorias a serem acolhidas da melhor forma possível pela sociedade receptora”, afirma.

Já para Yuliana Manzabel é um orgulho representar a comunidade migrante e refugiada venezuelana neste evento e destaca que “a comunicação comunitária feita dentro dos abrigos da Operação Acolhida é desenvolvida através da participação e do compromisso dos voluntários e a própria comunidade”.

Na palestra destacaram que todos os conteúdos produzidos na rádio visam diminuir as dúvidas relacionadas à documentação, saúde, emprego, educação, interiorização, prevenção à violência, dentre outros temas relevantes para a comunidade abrigada. Para finalizar, Leona Griffith disse que “sente-se muito feliz por o trabalho feito na rádio ser considerado exemplo destas práticas positivas”.

“La Voz De Los Refugiados”

A rádio comunitária La Voz De Los Refugiado é um projeto desenvolvido pela AVSI Brasil em parceria com ACNUR e o Governo de Luxemburgo com o intuito de combater notícias falsas dentro dos abrigos e de criar um senso de comunidade nos refugiados. Os programas são todos gravados em espanhol e apresentados por voluntários abrigados nos abrigos geridos pela AVSI Brasil em Boa Vista.