Anuncio

WORKSHOP REALIZADO EM PACARAIMA (RR) PROMOVE DISCUSSãO SOBRE MIGRAçãO

Safe from the Start é uma iniciativa da AVSI Brasil em parceria com o ACNUR e visa promover a coexistência pacífica entre brasileiros e venezuelanos na cidade

A cidade de Pacaraima, em Roraima, recebeu em dezembro de 2019 o primeiro workshop Rede Regional de Espaços Seguros, organizado pela AVSI Brasil em parceria com o ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados. A ação reuniu cerca de 66 pessoas, entre elas representantes de organizações como UNFPA, HDOT de Pacaraima, CRAS, CAPS, CREAS, Comunidade Batista de Pacaraima, AME, Pastoral do Imigrante, Fraternidade, Jesuítas, OIM e Visão Mundial.

O evento aconteceu na Câmara Municipal da cidade e teve como objetivo apresentar a iniciativa Safe from the Start, que tem como objetivo suprir as demandas da cidade de Pacaraima que estão fora do Centro de Acolhida da Cidade (BV8), gerido pela AVSI Brasil. A iniciativa busca trazer informação e capacitar as instituições locais para atender a cidade de Pacaraima, promovendo a coexistência pacífica entre brasileiros e venezuelanos e levando à população o acesso dos serviços já disponíveis.

“O workshop Rede Regional de Espaços Seguros foi excelente e deve ser repetido. O aprendizado foi muito bom, conheci muitas coisas novas e estou disposta a fazer parte do projeto”, afirmou a presidente da Instituição AME (Ação Movida pela Esperança), Maria Francisca de Oliveira.

Em dois dias, o workshop buscou também promover discussão sobre temas que permeiam a migração para as instituições locais, tais como: proteção de dados e gestão da informação em proteção; violência sexual de gênero contra pessoas refugiadas; proteção à infância contra meninos e meninas refugiadas; pessoas LGBTI em situação de deslocamento forçado, entre outros.

Segundo a gestora de casos de proteção da AVSI Brasil, Camila Labaki, os participantes ficaram muito entusiasmados e engajados nos debates. “O workshop foi muito importante porque aproximou instituições locais e projeto, uma vez que elas notaram a genuína formação de uma rede de pessoas engajadas no atendimento das demandas locais, vendo em nosso projeto uma motivação adicional para seguir com seus trabalhos”.

O projeto Safe from the Start teve início em outubro 2019 e faz parte da parceria da AVSI Brasil com o ACNUR em Roraima. A AVSI tem um papel central na divulgação e realização de atividades, visando atender as demandas da cidade, diante do alto fluxo migratório (principalmente venezuelano).