Anuncio

A rádio La Voz de los Refugiados promove curso de capacitação para voluntários sobre técnicas de jornalismo e comunicação comunitária

O curso contou com a participação da comunicadora Yesica Morais, referência no jornalismo de migração.

A Rádio La Voz de los Refugiados realizou, nesta terça-feira (06), o curso de Técnicas de Jornalismo e Comunicação Comunitária para beneficiários dos abrigos da Operação Acolhida que se voluntariaram para fazer parte da rádio comunitária.

O encontro ocorreu no Centro de Sustentabilidade e foi idealizado pela equipe da rádio. Os assuntos centrais foram a produção de informações de qualidade, o combate à desinformação e ressaltar a importância da comunicação comunitária para a comunidade e o jornalismo.

O curso contou com a participação da comunicadora Yesica Morais, referência no jornalismo de migração, que compartilhou a sua trajetória dentro da comunicação e forneceu dicas de como praticar um jornalismo de qualidade e realizar a checagem de informações.

Yesica apontou a importância da capacitação para os voluntários da rádio e como abordar essas temáticas é um passo essencial para a produção de um conteúdo de qualidade e a criação de uma consciência integrada entre os comunicadores e a comunidade.

“Eles também estão envolvidos na luta contra notícias falsas e a perda dos próprios costumes no país de acolhimento. Este tipo de atividade reforça valores como honestidade, responsabilidade, amor ao próximo, sensibilidade e empatia, características importantes na hora de levar e entregar informação, especialmente na área humanitária. Tenho orgulho de deixar essa semente plantada nos voluntários e servir de inspiração para aqueles que, de alguma forma, também contribuem para a construção de uma nova vida longe do nosso país”, destacou a comunicadora.

Reina Chuecos, voluntária da rádio La Voz de los Refugiados, contou a sua experiência no curso e a importância de aprender sobre a comunicação comunitária e o combate à desinformação.

“Foi uma atividade muito interessante onde aprendemos que as informações que passamos é de grande valor para a comunidade, e foi muito emocionante pela história que Yesica viveu em nosso país, a Venezuela, por isso hoje ela é a voz de milhões de migrantes, assim como nós. Sinto-me muito feliz em trabalhar para toda a comunidade migrante e refugiada, levando informações efetivas a todos que desejam fazer uma nova vida no Brasil”, comentou Reina.

Rádio La Voz de los Refugiados

A rádio comunitária La Voz de los Refugiados é um projeto de inclusão digital da Unidade de Inovação da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), financiado pelo Ministério de Cooperação de Luxemburgo e implementado pela AVSI Brasil, com a finalidade de combater a desinformação dentro dos abrigo e de criar um senso de comunidade nos refugiados.

A inauguração do projeto aconteceu em março de 2021 e, desde então, os refugiados voluntários se reúnem semanalmente para preparar programas em formato de podcast. O conteúdo de “La Voz de los Refugiados” é transmitido no horário das refeições em sistema de som analógico nos centros de acolhida geridos pela AVSI Brasil em Boa Vista.