Anuncio

Abrigo Rondon 4 é inaugurado em Boa Vista

Gerenciado pela AVSI Brasil, o abrigo tem capacidade para abrigar 750 pessoas

A Operação Acolhida abriu mais um abrigo para imigrantes em Boa Vista, na última semana. Denominado Rondon IV, o abrigo recebeu seu primeiro dia de funcionamento, 02 de julho, cerca de 200 venezuelanos.

Este é o sexto abrigo gerenciado pela AVSI Brasil atualmente, em parceria com a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) e o apoio da Força Tarefa Logística Humanitária, do Governo Federal. O centro de acolhida abriga perfis mistos, incluindo famílias, crianças e adolescentes (separados e desacompanhados), homens e mulheres sozinhos, público LGBTQIA+, portadores de necessidades especiais e idosos sozinhos.

O espaço tem capacidade para abrigar 750 pessoas e, no momento, conta com 636 beneficiários. Todos estavam no alojamento de BV8, na cidade de Pacaraima, até então indocumentados e impossibilitados de seguir adiante. Grande parte dos beneficiários já foi documentada e está em vias de interiorização nas diferentes modalidades existentes.

O abrigo Rondon IV conta com um espaço amplo, onde tem sido desenvolvidas atividades esportivas com as crianças, com o apoio dos próprios beneficiários, bem como a limpeza e manutenção dos espaços, como banheiros.

“O fluxo de pessoas entrando no Brasil pela fronteira gera diversas questões para as cidades de Roraima, uma vez que muitos migrantes não têm acesso a documentação e, por sua vez, encontram dificuldades para acessar os serviços básicos de saúde e educação”, conta o coordenador do abrigo Rondon VI, Arnon Pereira. Por esse motivo, nos centros de acolhida, estão sendo organizados comitês e pequenas rodas de conversa para informar os migrantes sobre saúde, educação e leis brasileiras, reforça o coordenador.