Anuncio

Aulão com foco em entrevista de emprego é realizado com beneficiários do abrigo Rondon 2

A atividade aconteceu para preparar refugiados para seleções de interiorização por meio do trabalho

Venezuelanos do abrigo Rondon 2 participaram de um curso preparatório para entrevista de emprego realizado pela equipe de gerenciamento do centro de acolhida. A atividade foi desenvolvida porque a empresa JBS, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, realizou um grande processo seletivo para contratação de migrantes venezuelanos, com mais de 90 candidatos refugiados abrigados no Rondon 2.

Durante o aulão, os colaboradores da AVSI Brasil ensinaram técnicas e dicas de como se portar durante uma entrevista de emprego, como apresentar informações para o recrutador e o que fazer durante o momento que antecede a entrevista. Mais de 80% dos inscritos que participaram da atividade foram aprovados para as vagas de trabalho.

A venezuelana Adnny Carlenis e seu esposo foram aprovados na seleção e agora aguardam ansiosos o dia da viagem. “Sou formada em turismo, educação e administração. Eu e meu marido fomos escolhidos para trabalhar na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Vou trabalhar como operadora de produção e meu marido como operador de produção na área de corte. Nossos horários de trabalho diferem e isso nos permite poder cuidar do nosso filho de um ano e seis meses. Estamos esperando a data da nossa viagem e não poderíamos estar mais felizes e gratos”, comemora.

A contratação pela empresa JBS faz parte do modelo de interiorização por meio do trabalho. Dessa forma, os refugiados saem dos abrigos em direção a outras cidades com emprego garantido e assistência de moradia por 3 meses. Além do acompanhamento de uma assistente social que auxilia no período de adaptação.

A ação foi desenvolvida pela AVSI Brasil em parceria com a força tarefa do Exército e com o apoio da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).