Anuncio

AVSI Brasil conta com novos escritórios para ações do projeto Acolhidos por meio do trabalho

Iniciativa visa implementar a inserção laboral e interiorizações com vagas de trabalho para migrantes venezuelanos e brasileiros em situação de vulnerabilidade, com equipes em seis estados

Neste ano a AVSI Brasil passou a contar com dois novos escritórios para atuação do projeto Acolhidos por meio do trabalho, que desenvolve ações de capacitação e inserção laboral para refugiados e migrantes venezuelanos e para brasileiros em situação de vulnerabilidade. Com escritórios e equipes em Brasília (DF), Boa Vista (RR), Salvador (BA) e Manaus (AM), agora o projeto conta com ações também em Florianópolis (SC) e Goiânia (GO).

Segundo a gerente do projeto, Thais Braga, a expansão vista apoiar a integração socioeconômica de refugiados e migrantes venezuelanos nos estados de Santa Catarina e em Goiás, no âmbito da estratégia de interiorização do Subcomitê Federal para Interiorização do Comitê Federal de Assistência Emergencial (CFAE), do governo federal. “O projeto vem contribuindo na melhoria das condições de vida de refugiados e migrantes venezuelanos interiorizados, por meio do fortalecimento da rede de acolhida local e da sensibilização das instituições públicas e no engajamento das empresas, para fortalecer a integração socioeconômica local e relativo monitoramento”, explica.

Conheça os escritórios do projeto Acolhidos

BRASÍLIA

Uma equipe com seis pessoas está sediada na capital federal e atua, entre outras ações, com o gerenciamento geral do projeto, ações administrativas, comunicação e assistência operacional, coordenando a equipe de consultores que atuam como assistentes sociais nas cidades de acolhida pelo Brasil.

BOA VISTA

A equipe conta com nove colaboradores que acompanham ações de capacitações nos oito centros de acolhida gerenciados pela AVSI Brasil no estado, em parceria com o Senac e Senai RR. O grupo também responde pelo monitoramento e seleção de grupos venezuelanos que são interiorizados pelo trabalho, em conjunto com a Operação Acolhida, a ACNUR e a OIM.

SALVADOR

Na capital baiana o projeto Acolhidos atua exclusivamente com brasileiros em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo iniciativas específicas na região de Novos Alagados, onde implementa cursos de capacitação profissional, com certificados para pessoas a partir de 15 anos, e também prospecta vagas de emprego para quem conclui os cursos no Centro de Orientação da Família (COF), no subúrbio ferroviário.

MANAUS

A coordenação local atua com atividades focadas principalmente na inserção laboral local e interiorização via trabalho de refugiados e migrantes venezuelanos, de Manaus para outras cidades.

FLORIANÓPOLIS e GOIÂNIA

A partir de coordenações locais, atuam em articulação com entes presentes nas regiões, entre eles agências da ONU, sociedade civil e instituições públicas, visando fortalecer a integração local de refugiados e migrantes venezuelanos nos estados de Santa Catarina e Goiás por meio de ações de sensibilização e busca ativa de vagas de trabalho. Apoiam também os processos de interiorização realizados pelo projeto Acolhidos

Acolhidos por meio do trabalho

Idealizado pela AVSI Brasil para fortalecer as ações da força-tarefa humanitária da Operação Acolhida, o projeto Acolhidos por meio do trabalho tem a parceria do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), da Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos, além do apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.

Como funciona