Anuncio

AVSI Brasil e PetroRecôncavo: parceria que transforma

Desde 2014, 3 comunidades da zona rural de Catu (BA) são beneficiadas pela parceria entre as duas instituições

Há 7 anos, por meio de um diagnóstico socioeconômico realizado em parceria com a AVSI Brasil, a PetroRecôncavo identificou a situação vulnerável em que vivia os moradores das comunidades de Pedras, Flechas e Veadinho, localizadas no entorno de um dos maiores e mais produtivos poços de petróleo da empresa, na zona rural de Catu (BA).

Diante disso, a PetroRecôncavo convidou a AVSI Brasil para avançar numa parceria que transforma a realidade de centenas de pessoas com o objetivo de ajudar as comunidades de forma não assistencialista a se desenvolverem, resgatando e valorizando a cultura local. Com os projetos realizados, contribuímos diretamente para alcançar 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo eles: fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação e qualidade e redução das desigualdades.

Projetos desenvolvidos

Em 2014, nasceu o primeiro projeto fruto da parceria entre AVSI Brasil e PetroRecôncavo, o Ciranda Viva Recôncavo. A iniciativa buscou valorizar o que já existia de positivo nas comunidades, mitigar os impactos negativos das operações da empresa e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, contemplando quatro áreas: socioeducativo; geração de trabalho e renda; fortalecimento da sociedade civil; e meio ambiente.

Desde o primeiro ano de atividade já foi possível obter resultados positivos, especialmente com a construção do centro multiesportivo (o primeiro da região), a formação de mais de 50 pessoas nas áreas de eletricista e produção de mandioca e a capacitação de 20 representantes de Organizações da Sociedade Civil.

“Esta foi a primeira vez que realizamos um projeto de responsabilidade social aqui na Bahia. Até então, nossa experiência se concentrava em Minas Gerais, com uma grande montadora de veículos. Em Catu, a comunidade nos acolheu muito bem e nos deu a possibilidade de desenvolver juntos essas iniciativas”, conta o diretor administrativo da AVSI Brasil, Cesare Simioni, durante a primeira certificação dos cursos profissionalizantes nas comunidades rurais.

Em 2015, o projeto conseguiu aprovação para duas novas iniciativas, que seguem ativas até hoje: o Ciranda Esportiva, por meio do Ministério do Esporte, e o Ciranda Educativa, através do Fundo Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) de Catu.

O projeto Ciranda Educativa realiza atividades de cunho social e educativo que promovem a valorização da educação ambiental e da segurança alimentar, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças do ensino fundamental. Além disso, os pequenos também aprendem o cultivo da horta de maneira prática.

Segundo a diretora da escola parceira dos projetos, Adeneide Ribeiro, o desenvolvimento dos alunos dentro da sala de aula melhorou depois que começaram a participar das atividades. “Tudo que se pratica no projeto, os meninos colocam em prática na escola também. Para nós, o aprendizado deles melhorou bastante, então a escola abraça muito os projetos”.

Já o Ciranda Esportiva, oferece atividades esportivas no turno oposto ao escolar, tendo como público-alvo crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, visando fortalecer o interesse pela prática esportiva e contribuir para maior socialização e integração entre alunos, ambiente escolar e familiar. Juntos os projetos já beneficiaram diretamente mais de 400 pessoas da região.

Marcelo Magalhães, CEO da PetroRecôncavo, destaca como a parceria entre as duas organizações se complementam e gera resultados positivos: “nós somos uma empresa de produção de petróleo e queremos ser uma empresa de produção de petróleo. Na medida que a gente tem recursos que permitem financiar um projeto como esse, precisamos de um parceiro que saiba operar um programa social de uma forma eficaz, tão bem como a gente sabe operar uma empresa de petróleo. A AVSI, ao longo dos anos, tem sido esse parceiro e nós estamos muito satisfeitos com os resultados”.

A gerente do projeto, Aline Brito, também ressalta que ter a presença de um financiador que acompanha de perto as atividades desenvolvidas, faz a diferença. “É extremamente gratificante gerenciar projetos que contam com acompanhamento do financiador. Eles conhecem as demandas da comunidade e juntos construímos um bom percurso de desenvolvimento para os nossos beneficiários”.

Ciranda de Leitura

Com o apoio dos colaboradores da PetroRecôncavo é realizado o projeto de Apoio a distância. Mensalmente, os colaboradores da empresa permitem o desconto em folha de uma quantia que será direcionada para ações educativas de crianças das comunidades rurais no entorno da empresa.

Dentro dessa proposta, é desenvolvido o Ciranda de Leitura que surge para amenizar as lacunas na aprendizagem de crianças e adolescentes beneficiários dos outros projetos e tem como objetivo ofertar aulas de reforço escolar as crianças que que apresentam maior dificuldade na aprendizagem.

Atuação durante a pandemia

Com o início da pandemia, em 2020, os projetos tiveram que suspender as atividades durante um determinado período. Após 6 meses e meio, em setembro do mesmo ano, as atividades do ciranda educativa e de leitura retornaram com adaptações.

As educadoras passaram a visitar as crianças em suas respectivas casas, com distanciamento e equipamentos de proteção. A cada visita forão desenvolvidas atividades educativas elaboradas através da parceria entre as colaboradoras do projeto com profissionais das escolas municipais de Catu, tendo em vista favorecer o aprendizado das crianças após a longa pausa. As atividades práticas com hortas passaram a ser desenvolvidas nos quintais de casa, contando com a participação dos familiares.

Além disso, com o apoio do programa de apadrinhamento, 150 cestas básicas foram entregues para as famílias beneficiárias no mês de junho.