Anuncio

AVSI e BID visitam canteiro de obras da FIAT em Pernambuco

O parceiro da FIAT pode conhecer os resultados do diagnóstico feito pela AVSI

Com o objetivo de acompanhar a construção da segunda fábrica da FIAT no Brasil, representantes da AVSI e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiros da montadora, visitaram na quinta-feira (14 de março) o canteiro de obras no município da Zona da Mata Norte, em Pernambuco.

Representantes das três instituições parceiras estiveram presentes na visita, entre eles, o diretor geral da Fundação AVSI, Alberto Piatti, a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera Marquis, e o diretor de comunicação corporativa da FIAT no Brasil, Marco Antônio Lage.

Durante a visita foi possível conhecer os resultados do diagnóstico socioeconômico e ambiental realizado pela AVSI em Goiana e em outros 16 municípios do entorno e também as diretrizes de desenvolvimento sustentável da região e para o programa de Responsabilidade Social da FIAT.

A fábrica é considerada a mais moderna instalação da FIAT no mundo, inclusive pela proposta de ser uma “fábrica verde”, com modernidade sustentável em todo processo produtivo. Nas instalações, as ruas internas serão pavimentadas com asfalto produzido a partir de pneus reciclados, a água utilizada no processo industrial será tratada e reutilizada e está prevista também a reciclagem de 99% de resíduos sólidos.

Estima-se que a fábrica vai gerar para a região cerca de 10 mil empregos diretos, um crescimento econômico relevante para o território marcado por diversos problemas sociais, como índice de analfabetismo de 20%, proporção de pobreza de 66,5% (pessoas que vivem com até meio salário mínimo – valor equivalente a 150 dólares por mês) e rede de esgoto sanitário adequado em apenas 33% dos domicílios. Atualmente, a população da região sobrevive essencialmente do plantio da cana-de-açúcar.