Anuncio

Jovens recebem certificação em auxiliar administrativo

A iniciativa faz parte do Projeto Acolhidos por Meio do Trabalho, que tem como objetivo capacitar brasileiros para o mundo profissional

A manhã desta sexta-feira (25), foi de muita alegria para 92 jovens e adultos da região de Novos Alagados, em Salvador (BA). Através do programa de formação profissional, desenvolvido no Centro de Orientação da Família (COF), os alunos da 2ª turma do curso de de auxiliar administrativo receberam seus certificados de conclusão. A certificação visa a melhoria da qualidade de vida, através do incremento na renda familiar dos novos profissionais.

O programa prevê a inserção de brasileiros em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, entre outras ações. Os alunos contaram com formação teórica, implementada no COF, no formato presencial. Depois de 60h entre atividades práticas e teóricas, eles receberam o certificado de conclusão e, a partir de agora, estão aptos para entrar no mercado de trabalho.

A coordenadora de formação técnica da AVSI Brasil, Débora Oliveira, falou sobre a alegria em formar mais uma turma. “Aqui valorizamos não só a parte profissional, é o aspecto humano que faz os olhos de toda a equipe brilharem. Nosso carro-chefe é a formação humana e cidadã. Nosso interesse é trazer os beneficiários para perto, que eles se reconheçam e se valorizem no meio onde vivem. E em seguida vem a formação técnica, o que vai abrir portas para eles no mundo profissional”, pontuou ela.

Com o certificado em mãos, a aluna Alexsandra Machado traça planos para o futuro. “O curso vai ser o início de uma nova jornada na minha carreira profissional, ser auxiliar administrativa. Já tinha uma noção da rotina, fui aprendiz na área. Mas o curso deu uma alavancada nos meus conhecimentos. Agora tenho ainda mais certeza que vou poder oferecer o meu melhor nas empresas que eu passar”, disse.

Quem também aprovou o curso foi a Neide Teixeira. “O certificado é um fôlego para procurar emprego.  Eu estava dentro de casa sem perspectivas e aí apareceu o curso.  E desde o primeiro dia eu me senti motivada, pela forma como os professores passaram os conteúdos. Eles me deram um novo horizonte, me apresentaram uma nova profissão e as novidades do mercado de trabalho”, diz ela.

O sentimento não é diferente para o Maxuel Santos. “Essa capacitação foi um divisor de águas em minha vida. Eu acredito que a educação muda o futuro. E para além da questão profissional, esse curso também me transformou como pessoa. Essa iniciativa da AVSI Brasil é muito importante para os moradores da comunidade. Eu entrei uma pessoa e estou saindo outra. Um passo muito importante na minha vida e eu pretendo fazer outros cursos aqui.”, ressaltou ele.